Balança comercial da RMC apresenta melhora no mês de janeiro

Balança comercial da RMC apresenta melhora no mês de janeiro

Houve aumento tanto nas exportações quanto nas importações

O Observatório PUC-Campinas divulgou os resultados da balança comercial da RMC (Região Metropolitana de Campinas) no mês de janeiro, que apontaram aumentos tanto nas exportações quanto nas importações. O trabalho de pesquisa, coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira, utiliza dados da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Mídia Lab.

Clique aqui para ver estudo completo

Em janeiro houve aumento de 36,22% nas exportações e aumento de 7,15% nas importações da RMC, resultando em queda de -3,23% no déficit comercial regional. A participação nas importações e exportações do estado de SP foi de 21,07% e 7,72%, respectivamente, representando uma pequena melhora na participação das exportações e uma pequena redução na participação das importações.

Nos últimos 12 meses foi registrado aumento de 19,79% nas exportações e aumento de 21,2% nas importações da RMC, resultando em alta de 21,85% no déficit comercial regional. Destaca-se o crescimento do valor das exportado de máquinas de construção civil, automóveis e partes e acessórios de automóveis, e o crescimento do valor importado de agroquímicos, compostos heterocíclicos de nitrogênio e circuitos eletrônicos integrados.

Houve aumento relativo das exportações para praticamente todos os principais destinos, com destaque para Argentina, Estados Unidos, México e Alemanha. Também houve aumento relativo das importações de praticamente todas as principais origens, com destaque para China.

“Apesar dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram melhora da atividade do setor externo da RMC, em 01/2023, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para as estatísticas de 12 meses, também se verifica melhora do setor externo, com base no valor das exportações”, avalia o Prof. Paulo.



Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais