Construção civil lidera geração de empregos na RMC em setembro

Informativo Mensal

Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas

Setembro/ 2022

Professor Extensionista

Introdução:

Este informativo mensal monitora a evolução do emprego na nos 20 municípios Região Metropolitana de Campinas (RMC). Como os indicadores, as tabelas e gráficos são organizados e apresentados segundo os mesmos formatos, é possível fazer uma série histórica. As informações apresentadas são elaboradas a partir dos dados disponibilizados pelo no painel Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NovoCAGED), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP).

Os dados da PNAD-Contínua/IBGE apresentados no final do informativo ajudam a contextualizar evolução do mercado de trabalho local e seguem os mesmos formatos para também permitir o acompanhamento histórico.

1. Destaques
  2. Em agosto foram gerados 7.842 novos contratos de trabalho na RMC, totalizando 47.692 novos contratos ao longo desse ano.
  3. Tal como observado no mês anterior esse saldo positivo do emprego na RMC representou 10,5 do fluxo dos contratos no Estado de São Paulo. No acumulado, a RMC já responde por 9,0% do emprego gerado em São Paulo.
  4. Do ponto de vista municipal, Campinas segue na liderança de geração de novos contratos (2.419). Paulínia (1.641) se destaca na segunda posição e Indaiatuba fica na terceira posição de destaque com 764 novos contratos. Chama atenção também as 543 novas vagas em Americana.
  5. Seguindo o padrão anterior a contratação de mulheres representou 42% do saldo de empregos.
  6. Por faixas de escolaridade, seguindo a tendência, observa-se que 69% do saldo dos novos contratos foi preenchido por profissionais com médio completo e 14% com superior completo.
  7. Por faixa etária, jovens de 18 a 24 anos ocuparam 43% das vagas geradas em agosto. As faixas de 30 a 49 anos concentraram 30% dos novos contratos de trabalho
  8. Por fim, por setor de atividade:
  9. A construção civil apresentou o melhor desempenho, sendo responsável por 26% do saldo de empregos
  10. Com 1.493 novos contratos o setor de comércio e com 1429 os serviços de Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais ocuparam a segunda posição de destaque.
  11. Ao contrário dos observado no mês anterior, os contratos nas atividades industriais foram responsáveis por apenas 11% do fluxo.

Comentários:

O dinamismo da geração de emprego em RMC comparativamente à participação histórica no emprego gerado em São Paulo continua sendo destacada. A RMC concentra cerca de 7,5% do estoque de emprego paulista e no acumulado do ano cerca de 9,0% do emprego paulista. está associado ao dinamismo das atividades econômicas da RMC.

Ao longo do ano as atividades de serviços de informação e tem comunicação tem apresentado um dinamismo consistente com impactos importantes na demanda por trabalho, contudo neste mês de agosto chamou atenção a geração de emprego nas atividades construção civil e comércio. Ao contrário do mês de julho, em que as atividades industriais ensaiaram uma recuperação, os novos contratos foram gerados em setores historicamente com padrões de remuneração mais baixos e mais flexíveis, tais como intermitentes e por prazo determinado. Vale destacar que cerca de 8,8% do fluxo de admissões em julho estava associado ao contrato mais flexível, nesse fluxo, cerca de 70% era de contrato temporário.

Como destacado vem sendo destacado nos informativos anteriores, esse comportamento positivo do emprego regional deve ser avaliado a partir contexto nacional. Informações do IBGE apontam para a recuperação do nível de ocupação e redução do desemprego.  Estima-se que ainda atinge 9,7 milhões de brasileiros ainda estejam em busca de um emprego.

O processo de recuperação/recomposição do mercado de trabalho vem ocorrendo em ocupações informais, como resultado a informalidade persiste em torno de 37%. A despeito da ligeira recuperação, o padrão de remuneração confirma o cenário adverso no mercado de trabalho, visto que no ano ainda se registra queda de 1% na remuneração média dos ocupados comparado mesmo período em 2021. Diante disso, observa-se que o mercado de trabalho responde ao comportamento tímido de recomposição e crescimento de 1% do PIB.

As incertezas provocadas pela instabilidade e possível contração das economias internacionais, bem como os efeitos das políticas monetárias e fiscais para controle inflacionário e estímulos de demanda, tornam prematuro afirmar que há uma trajetória recuperação consistente na economia brasileira.

Seguimos acompanhando.

1. Quadros, gráficos e tabelas de desempenho do mercado de trabalho

Gráfico 1. Evolução do saldo do emprego na RMC – período: 2010 – 2022

Fonte: Novo CAGED – Secretaria do Trabalho/Ministério da Economia, 2022.

Gráfico 2. Evolução do saldo do emprego na RMC – Ano 2022

Tabela 1 – Evolução do emprego por municípios na RMC. Ano 2022

Tabela 2 – Evolução do emprego na RMC, São Paulo e Brasil. Ano 2022

Fonte: Novo CAGED –Ministério do Trabalho e Previdência, 2022.

Gráfico 3 – Saldo de emprego por Sexo – RMC, agosto de 2022.

Fonte: Novo CAGED –Ministério do Trabalho e Previdência, 2022.

Gráfico 4 – Saldo de emprego por Faixa Etária – RMC, agosto de 2022.

Gráfico 5 – Saldo de emprego por Faixa de Escolaridade – RMC, agosto de 2022

Fonte: Novo CAGED –Ministério do Trabalho e Previdência, 2022.

Tabela 3 – Saldo do emprego por Setor de Atividade – RMC, SP e Brasil agosto de 2022.

Quadro 1 – Indicadores do mercado de trabalho nacional

Quadro 2- Agregados populacionais do mercado de trabalho nacional