Fevereiro registra queda nas importações e exportações da RMC

Saldo dos últimos 12 meses, entretanto, continuam positivos na região

O estudo do Observatório PUC-Campinas sobre dados de fevereiro da balança comercial da Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou diminuição de -2% nas exportações e de -22,74% nas importações em relação ao mesmo mês do ano passado. Mas nos últimos 12 meses, houve crescimento tanto nas importações quanto nas exportações. O trabalho é coordenado pelo Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira.

Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os índices de Complexidade de Produtos (PCI), calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Mídia Lab.

Clique aqui para ver estudo completo

Entre as informações analisadas, destaca-se a queda de -31,62% no déficit comercial regional por conta da grande queda nas importações.

As participações nas importações e exportações do estado de São Paulo foram de 19,1% e 7,84%, respectivamente, próximas aos valores médios da série histórica. Em 12 meses houve aumento de 17,49% nas exportações e de 17,18% nas importações da RMC, resultando em alta de 17,03% no déficit comercial regional.

Destaca-se o crescimento do valor das exportado de máquinas de construção civil, medicamentos e veículos automotores e peças. Também houve crescimento do valor importado de agroquímicos, compostos heterocíclicos de nitrogênio, e outros compostos químicos orgânicos e inorgânicos.

Houve aumento relativo das exportações para praticamente todos os principais destinos, com exceção da Bélgica, e o das importações de praticamente todas as principais origens, com destaque para China, que segue se fortalecendo como principal origem das importações regionais.

“Apesar dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência das importações de insumos externos, as exportações mostram piora da atividade do setor externo da RMC, em fevereiro, em relação ao mesmo período do ano anterior. Para as estatísticas de 12 meses, o mês 02/2023 contribui com aumento de 1,5% das exportações, verificando-se, portanto, uma pequena melhora do setor externo, com base no valor exportado”, diz o Prof. Paulo.



Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais