PUC-Campinas e Prefeitura assinam acordo para parceria com Observatório

Projeto de Extensão dará subsídios para planejamento de secretarias municipais

A PUC-Campinas e a Prefeitura de Campinas firmaram na quarta-feira (12/04) um acordo de cooperação para desenvolvimento de projetos acadêmicos vinculados ao Observatório PUC-Campinas. O documento foi firmado em cerimônia na Sala Azul pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, pelo Reitor, Prof. Dr. Germano Rigacci Júnior, e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Adriana Flosi.

O objetivo é unir esforços para fazer um diagnóstico da realidade social do município para gestão das políticas públicas da cidade, além de promover aproximação dos alunos vinculados aos projetos de extensão com as temáticas regionais.

“Temos muitas parcerias em andamento com a PUC e esse acordo com o Observatório, que já é referência em Campinas em análises e levantamentos de dados confiáveis, será fundamental”, disse o prefeito.

“O observatório poderá oferecer dados analisados que ajudem nas decisões nas diversas instâncias da gestão municipal. É importante articular os macro-dados, que são públicos, produzidos por várias instituições do país, com os microdados da região e realizar uma análise técnica, apoiada em referenciais acadêmicos”, disse o Reitor.

No início da cerimônia, o professor Paulo Ricardo da Silva Oliveira, membro do Observatório, realizou uma apresentação sobre o projeto. Na parceria com a Prefeitura serão entregues informativos mensais com foco municipal com dados sobre atividades produtivas e mercado de trabalho. Também serão produzidos dois relatórios anuais sobre a atividade econômica nos últimos dez anos e sobre as atividades de serviços.

Também estavam presentes na cerimônia, os professores da PUC-Campinas, Pedro de Miranda Costa, Eliane Navarro Rosandiski, Cristiano Monteiro da Silva e Vera Lúcia dos Santos Placido, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Gustavo Boccaletti, a diretora de Desenvolvimento em Comércio, Indústria e Serviços, Marina Morelli, e o economista, Matheus Albrecht, ambos da mesma pasta.

A secretária Adriana Flosi destacou o quanto a Universidade e as secretarias de Desenvolvimento Econômico e Justiça trabalharam para a concretização do acordo, além de citar que a excelência do trabalho feito pelo Observatório motivou a busca pela parceria.

Para o Secretário de Justiça, Peter Panutto, que também é professor da PUC-Campinas e participou da construção do acordo, o Observatório fornecerá assessoramento técnico, ao mesmo tempo em que terá acesso a uma rica base de dados.

Os trabalhos do Observatório PUC-Campinas são desenvolvidos com base na leitura, sistematização e análise de dados publicados ou disponibilizados por diversas organizações públicas e privadas. O projeto foi criado em 2018 e tem natureza acadêmica.

Fotos: Eduardo Lopes/Prefeitura de Campinas