Observatório PUC-Campinas
Informativo Mensal: Cesta Básica Campinas
Responsável: Prof. Me. Pedro de Miranda Costa
Assistente: Gabriel Alves da Costa
Volume 1 | N. 01 | 2022
O Observatório PUC-Campinas passará a publicar a partir deste mês de outubro de 2022, o custo da cesta básica na cidade de Campinas. Para captação e análise de dados, segue-se metodologia do DIEESE em relação aos 13 itens de alimentação que são considerados. Nesta primeira apuração, o custo da cesta básica foi de R$ 688,67 e o salário necessário de R$ 2.066,00. Para o acompanhamento dos preços dos itens de alimentação, constitui-se em um ponto de análise importante, que em caso de um momento de ameaça inflacionária (que esteja principalmente relacionada aos alimentos), o índice será publicado periodicamente visando constituir uma série histórica que oriente o público e possíveis políticas públicas.
No ano de 1938, por um decreto do governo de Getúlio Vargas, foi criada a cesta básica. O princípio era que o valor de uma cesta básica contribuísse como um ponto na definição no valor de salário-mínimo. Desde então, o custo da cesta básica vem sendo apurado em diversas capitais do país. No DIEESE são apurados os preços de 13 itens de alimentação. O índice é apurado nas 27 capitais do país. Campinas não conta como índice regional de preços, razão pela qual mostrou se oportuna a apuração de índice da cesta básica. Isso será um passo inicial que visa agregar indicadores que possam ser referências a orientação de políticas públicas e que signifiquem um acompanhamento de dados econômicos regionais. Esta será a primeira de uma série de publicações de forma a se criar um histórico de acompanhamento da evolução do custo da cesta básica, assim como de seus componentes.
O custo da Cesta Básica foi apurado segundo metodologia seguida pelo DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudo Socioeconômicos). Esta estabelece 13 produtos alimentícios e respectivas quantidades, que foram definidos pelo Decreto Lei nº 399, de 30 de abril de 1938. Esses 13 produtos foram escolhidos pautados e justificados na suficiência de garantir, no período de um mês, uma boa qualidade de vida para um trabalhador adulto.
Os itens e quantidades designados são diferenciados por região, considerando e respeitando os hábitos alimentares locais. Para a cidade de Campinas, ainda segundo a metodologia do DIEESE, estabeleceu-se as quantidades para a região Sudeste do país.
Para a apuração do custo da cesta básica em Campinas, foram pesquisados 28 estabelecimentos. Todos eles são supermercados localizados em bairros ao redor do perímetro do centro da cidade. As coletas foram realizadas entre os dias 12 e 26 de setembro. Em relação as futuras coletas de campo, serão realizadas periodicamente entre as segundas e terceiras semanas do mês.
Foram coletados preços dos 13 itens. Para cada estabelecimento foi determinado um número fixo de 4 marcas. Na ausência destas marcas, foram coletas outras 2 marcas similares.
Custo da cesta básica
O custo da cesta básica apurado, considerando estabelecidos os itens e marcas, foi de R$ 688,67.
Salário Necessário
O salário-mínimo necessário, considerando duas pessoas adultas e duas crianças, e ainda considerando o consumo das duas crianças igual ao de um adulto é de R$ 2.066,00.
Comparativos com outras capitais
O custo da cesta básica na cidade de Campinas se aproxima ao valor da capital da São Paulo. Apresenta-se a seguir o custo da cesta básica em Campinas em comparação ao custo da cesta básica em outras capitais – é necessário respaldar que embora a metodologia seguida na apuração da cesta básica Campinas seja semelhante ao de São Paulo, em relação aos itens e pesos, a diferença metodológica é a comparação com outras cidades apenas como uma referência.
Fonte: Apuração Própria (Campinas); Dieese (demais capitais)
Esta publicação, como dito anteriormente, é a primeira de uma série de publicações. Espera-se com isso agregar informações àquelas já proporcionadas pelo Observatório PUC-Campinas. Que permita um acompanhamento de preços regionalizados. Espera-se ainda que isso possa ser um mecanismo de auxílio às políticas públicas ou indivíduos (público no geral).