Informativo Mensal: Balança Comercial da Região Metropolitana de Campinas

Volume 4| N. 04 |abril-2021 

Responsável:

Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira

Assistente: Pedro Henrique Fidelis

Sumário Executivo

Este informativo apresenta e discute os principais dados da balança comercial da RMC para o mês de março/2020. Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério da Economia. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos, calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Media Lab[1].

Dentre as informações analisadas, destacam-se:

  1. aumento de 18,16% nas exportações e de 25,85% nas importações da RMC, resultando em aumento de 29,26% no déficit regional, para o mês de março;
  2. queda da participação nas exportações do Estado, que atingiram o patamar de 6,99%, o segundo pior em 10 anos para o mês de março;
  3. dentre os produtos mais exportados, destacam-se automóveis, peças para motores e peças e acessórios para veículos;
  4. dentre os mais importados, destacam-se agroquímicos, circuitos eletrônicos integrados, peças e acessórios para veículos;
  5. no mês, houve aumento da exportação de produtos de média-alta e alta complexidade, assim como houve aumento da importação de produtos de todas as categorias de complexidade;
  6. no acumulado do ano, há sinais de retomada do crescimento da atividade para alguns dos segmentos da indústria, com destaque para indústria automobilística;
  7. há sinais de queda da atividade para alguns dos segmentos da indústria (alguns segmentos da química e aparelhos telefônicos) e sinais de aumento para outros (setores que utilizam circuitos eletrônicos integrados);
  8. houve pequena retomada das exportações e importações em relação a quase todos os parceiros comerciais.

Em suma, para além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência da importação de insumos externos industriais, a conjuntura evidencia que a RMC ainda sofre os efeitos da crise sanitária. No acumulado do ano de 2021, o estado de São Paulo registrou alta de 5% nas exportações e 7,7% nas importações. No Brasil, houve aumento de 15,7% nas exportações e 5,4% nas importações. É importante ressaltar que as estatísticas de volume de comércio, baseadas em valores monetários, sofrem efeitos inflacionários no período.

Balança Comercial Março

A Tabela 1 traz os dados da balança comercial da RMC para os meses de março entre 2010 e 2020.


A partir dos dados daTabela 1, é possível verificar que as exportações de março/2021, 367,97 milhões dólares, apresentaram crescimento de 18,16% em relação ao mesmo período de 2020, praticamente recuperando os níveis de 2019. Porém, esse valor ainda corresponde ao segundo pior desempenho das exportações para o mês de março em 10 anos. Além disso, a participação nas exportações do estado de São Paulo, 6,99%, corresponde ao segundo pior nos patamares históricos, indicando que a RMC perdeu participação relativa nas exportações do estado.

As importações totalizaram 1,27 bilhões de dólares, no mesmo período, um crescimento de 25,85% em comparação a março de 2020. A participação da RMC nas importações do estado, 21,00%, foi a terceira maior da década. O saldo negativo da balança comercial, -910,42 milhões de dólares, teve aumento de 29,26%. É preciso destacar que, com os movimentos de queda relativa das exportações e aumento da participação nas importações estaduais, a RMC impediu que o estado tivesse um superávit comercial.

Os principais aumentos nas exportações foram de automóveis (+51,17%), peças para motores (+14,24%) e peças e acessórios para veículos (+15,39%). Dentre as quedas, destacam-se medicamentos (-3,03%), pneus (-5,41%), carne preparada ou conservada, miudezas ou sangue (-9,47%), entre outros.

Nas importações, as principais altas deram-se para agroquímicos (+26,83%), circuitos eletrônicos integrados (+13,71%), peças e acessórios para veículos (+21,98%), entre outros.  Destaca-se, porém, queda no valor importado de aparelhos telefônicos (-27,99%), ácido nucleico e seus sais (-30,48%) e outros compostos orgânicos e inorgânicos (-44,87%).

A Tabela 2 mostra as exportações da RMC para o mês de março, agregadas de acordo com o grau de complexidade dos produtos. Produtos considerados mais complexos são produzidos em países com maior grau de sofisticação tecnológica das estruturas produtivas[1], portanto com maiores níveis de produtividade e renda. 

Houve aumento das exportações em três categorias de complexidade: a de média-baixa, com 8,10%; a de média-alta, a qual teve aumento de 20,62%; e a de alta complexidade, com aumento de 26,10%. Porém, houve queda na de baixa complexidade de -58,07%. Assim, mais de 87% das exportações da região se concentram em produtos de média-alta e alta complexidade.

A Tabela 3 mostra as importações da RMC para o mês março de 2021, agregadas de acordo com o grau de complexidade econômica dos produtos importados.

Houve aumento das importações em todas as categorias de complexidade. As importações de bens de média-alta e alta complexidade representam mais de 95% de todos os produtos importados. Essas categorias tiveram alta de 22,55% e 31,70%, respectivamente.

Balança Comercial 2021

A Tabela 4 traz os dados da balança comercial da RMC para o ano de 2021.

Em 2021, as importações atingiram a marca dos 3,3 bilhões de dólares, enquanto as exportações somaram 937,05 milhões. O desequilíbrio entre importações e exportações rendeu um déficit comercial regional de 2,4 bilhões de dólares –menor do que o déficit estadual, de 3,5 bilhões de dólares.

 A Tabela 5 traz os principais produtos exportados em 2021.

Os produtos da Tabela 5 totalizam aproximadamente 40% das exportações totais do acumulado do ano. Nota-se que, neste início do ano, há sinais de crescimento das vendas externas para alguns setores da indústria automobilística e máquinas para construção civil, mas há sinais de retração nas indústrias químicas e farmacêuticas, sempre em relação ao mesmo período do ano passado.

A Tabela 6 traz os principais produtos importados em 2021.

Os produtos listados na Tabela 6 totalizam aproximadamente 44% das importações realizadas pela RMC em 2021. Houve aumento nas importações em quase todos os produtos, exceto aparelhos telefônicos e ácidos nucleicos e seus sais. Assumindo que as importações estão relacionadas às atividades econômicas das cadeias à frente dos produtos considerados, há indícios de aumento da atividade para todos os setores, exceto para aparelhos telefônicos e os que utilizam ácidos nucleicos como matéria-prima.  

A Tabela 7 traz as exportações para os 10 principais destinos da RMC, acumulado para 2021, bem como a variação das exportações por destino em relação a 2020.

A Tabela 8 traz os dados para as 10 principais origens das importações da RMC, acumulado para 2021, bem como a variação das importações por origem em relação a 2020.

Houve aumento das importações em quase todos os principais parceiros, porém houve queda das importações do Vietnã. No entanto, o aumento dos nove principais parceiros demostra um reaquecimento da economia nacional.

Por fim, a Tabela 9 traz os dados da balança comercial para os municípios da RMC, para o ano de 2021.


Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira

Graduado em Ciências Econômicas e Administração com Ênfase em Comércio Exterior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sou professor extensionistas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde desenvolvo um projeto de desenvolvimento e acompanhamento de indicadores da produção industrial, agrícola e da inserção internacional da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Paralelamente, desenvolvo pesquisas nas áreas de economia internacional e industrial, mais especificamente em temas ligados aos impactos da inovação tecnológica e da regulação nos fluxos internacionais de comércio. (Fonte: Currículo Lattes)


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais