Informativo Mensal: Balança Comercial da Região Metropolitana de Campinas

Volume. 4| N. 07 | julho-2021 

Responsável:

Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira

Assistente: Pedro Henrique Fidelis

Sumário Executivo

Este informativo apresenta e discute os principais dados da balança comercial da RMC para o mês de junho/2021. Os dados utilizados nas análises são da base do Ministério da Economia. Além dos dados quantitativos, agregados e desagregados por município, apresenta-se a qualificação da pauta de exportação e importação da RMC a partir de cruzamentos dos dados de comércio com os Índices de Complexidade de Produtos, calculados pelo Observatório de Complexidade Econômica do MIT Média Lab[1].

Dentre as informações analisadas, destacam-se:

  1. aumento de 60,9% nas exportações e aumento de 26,71% nas importações da RMC, resultando em aumento de 15,88% no déficit regional, para o mês de junho;
  2. queda da participação nas exportações do Estado de SP, que atingiram o patamar de 7,18%, o quarto pior em 10 anos para o mês de junho;
  3. dentre os produtos exportados, destaca-se o crescimento de medicamentos, resíduos em metais preciosos ou em metais folheados a metais preciosos, partes para motores, veículos;
  4. dentre os importados, destaca-se o aumento das importações de circuitos eletrônicos integrados, compostos heterocíclicos (hetero-ácido nitrogênio), peças e acessórios para máquinas de escritório, peças e acessórios para veículos;
  5. no mês, houve aumento da exportação de produtos de média-baixa, média-alta e alta complexidade, assim como houve aumento da importação de produtos de categorias de baixa, média-alta e alta complexidade;
  6. no acumulado do ano, há sinais de retomada do crescimento da atividade para alguns dos segmentos da indústria, com destaque para indústria automobilística;
  7. há sinais de queda da atividade para alguns dos segmentos da indústria (alguns segmentos da Química, de aparelhos telefônicos e de agroquímicos) e sinais de aumento para outros (setores que utilizam circuitos eletrônicos integrados);
  8. houve pequena retomada das exportações e importações em relação a todos os parceiros comerciais.

Em suma, para além dos problemas estruturais do déficit comercial regional causados pela dependência da importação de insumos externos industriais, a conjuntura evidencia retomada da atividade do setor externo da RMC. No acumulado do ano de 2021, o estado de São Paulo registrou alta de 28% nas exportações e 22% nas importações. No Brasil, houve aumento de 35% nas exportações e 26% nas importações. É importante ressaltar que as estatísticas de volume de comércio, baseadas em valores monetários, sofrem efeitos inflacionários e de alta do dólar no período.

Balança Comercial Junho

A Tabela 1 traz os dados da balança comercial da RMC para os meses de junho entre 2011 e 2021.

Tabela 1 – Balança Comercial da RMC para os meses de junho (valores em milhões de USD/FOB).

A partir dos dados da Tabela 1, é possível verificar que as exportações de junho/2021, 384,36 milhões de dólares, apresentaram crescimento de 60,9% em relação ao mesmo período de 2020. Esse valor corresponde ao quarto pior desempenho das exportações para o mês de junho em 10 anos, estando ainda abaixo na média da série. Além disso, a participação nas exportações do estado de São Paulo, de 7,18%, corresponde ao quarto pior nos patamares históricos, indicando que a RMC continua perdendo participação relativa nas exportações do estado.

As importações totalizaram 1,2 bilhão de dólares, no mesmo período, um crescimento de 26,71% em comparação a junho de 2020. A participação da RMC nas importações do estado, de 22,37%, foi a quarta maior da década. O saldo negativo da balança comercial, -872,82 milhões de dólares, teve aumento de 15,88%.

Os principais produtos responsáveis pelo aumento das exportações foram medicamentos (46,27%), resíduos em metais preciosos ou em metais folheados a metais preciosos (799,44%), partes para motores (113,96%), veículos (81,78%). Dentre as quedas, destacam-se polímeros de propileno (-7,36%), agroquímicos (-27,40%), circuitos eletrônicos integrados (-17,66%), entre outros.

Nas importações, as principais altas deram-se para circuitos eletrônicos integrados (2,80%), compostos heterocíclicos (hetero-ácido nitrogênio) (4,68%), peças e acessórios para máquinas de escritório (118,25%), peças e acessórios para veículos (222,83%), entre outros.  Destaca-se, porém, queda no valor importado de agroquímicos (-17,87%), aparelhos telefônicos (-1,18%) e ácidos nucleicos e seus sais (-5,99%), entre outros.

A Tabela 2 mostra as exportações da RMC para o mês de junho, agregadas de acordo com o grau de complexidade dos produtos. Produtos considerados mais complexos são produzidos em países com maior grau de sofisticação tecnológica das estruturas produtivas[1], portanto com maiores níveis de produtividade e renda. 

Tabela 2 – Grau de Complexidade das Exportações – comparação entre junho/2021 e junho/2020 (valores em milhões de USD).

Houve aumento das exportações em quase todas as categorias de complexidade, exceto a de baixa complexidade, que teve queda de -45,65%; já a média-baixa complexidade teve aumento de 109,62%; média-alta complexidade teve aumento de 47,72%; e a de alta complexidade, com aumento de 80,98%. Contudo, mais de 85% das exportações da região se concentram em produtos de média-alta e alta complexidade.

A Tabela 3 mostra as importações da RMC para o mês de junho de 2021, agregadas de acordo com o grau de complexidade econômica dos produtos importados.

Tabela 3 – Grau de Complexidade das Importações – comparação entre junho/2021 e junho/2020, valores em milhões de USD.

Houve aumento das importações em quase todas as categorias de complexidade. Apenas a categoria de média-baixa complexidade apresentou queda, -3,06%. As importações de bens de média-alta e alta complexidade representam mais de 95% de todos os produtos importados. Essas categorias tiveram alta de 57,94% e 37,7%, respectivamente.

Balança Comercial 2021

A  Tabela 4 traz os dados da balança comercial da RMC para o ano de 2021.

Tabela 4 – Balança Comercial Regional 2021 – valores em milhões de USD/FOB.

Em 2021, as importações atingiram a marca dos 6,8 bilhões de dólares, enquanto as exportações somaram 2,1 bilhões. O desequilíbrio entre importações e exportações já rendeu um déficitcomercial regional de 4,74 bilhões de dólares maior que o déficit estadual, de 4,73 bilhões de dólares.

 A Tabela 5 traz os principais produtos exportados em 2021.

Tabela 5 – Principais produtos exportados pela RMC em 2021 (valores em milhões de USD/FOB).

Os produtos da Tabela 5 totalizam aproximadamente 37,6% das exportações totais do acumulado do ano. Nota-se que, neste início do ano, há sinais de crescimento das vendas externas para alguns setores da indústria automobilística, farmoquímica e máquinas para construção civil; mas há sinais de retração nas indústrias químicas, sempre em relação ao mesmo período do ano passado.

A Tabela 6 traz os principais produtos importados em 2021.

Tabela 6 – Principais produtos importados pela RMC em 2021 (valores em milhões de USD/FOB).

Os produtos listados na Tabela 6 totalizam aproximadamente 44% das importações realizadas pela RMC em 2021. Houve aumento nas importações em quase todos os produtos, exceto agroquímicos, aparelhos telefônicos e ácidos nucleicos e seus sais. Assumindo que as importações estão relacionadas às atividades econômicas das cadeias à frente dos produtos considerados, há indícios de aumento da atividade para todos os setores, exceto para aparelhos telefônicos, os que utilizam ácidos nucleicos como matéria-prima e da indústria agroquímica.

A Tabela 7 traz as exportações para os 10 principais destinos da RMC, acumulado para 2021, bem como a variação das exportações por destino em relação a 2020.

A Tabela 8 traz os dados para as 10 principais origens das importações da RMC, acumulado para 2021, bem como a variação das importações por origem em relação a 2020.

Tabela 8 – Origem das Importações da RMC (valores em milhões de dólares FOB acumulado 2021).

Houve aumento das importações em todos principais parceiros. Contudo, o aumento dos principais parceiros demonstra um reaquecimento da economia global.

Por fim, a Tabela 9 traz os dados da balança comercial para os municípios da RMC, para o ano de 2021.

Tabela 9 – Balança Comercial dos Munícipios da RMC 2021 (valores em milhões de USD/FOB.)



Prof. Dr. Paulo Ricardo da Silva Oliveira

Graduado em Ciências Econômicas e Administração com Ênfase em Comércio Exterior pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Sou professor extensionistas da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), onde desenvolvo um projeto de desenvolvimento e acompanhamento de indicadores da produção industrial, agrícola e da inserção internacional da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Paralelamente, desenvolvo pesquisas nas áreas de economia internacional e industrial, mais especificamente em temas ligados aos impactos da inovação tecnológica e da regulação nos fluxos internacionais de comércio. (Fonte: Currículo Lattes)


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais