Informativo Mensal: Balança Comercial da Região Metropolitana de Campinas

Pedro Henrique Fidelis

Pedro Batista de Sousa

Resumo

A partir dos dados analisados, destacam-se: crescimento de 7,98% das exportações da RMC, enquanto as importações retraíram 9,29% quando comparadas a julho/2019; em relação a agosto de 2018, houve queda de 6,02% das exportações e queda de 8,49% das importações. Esse decrescimento das exportações está relacionado à queda nas atividades de média-alta e média-média complexidade.  Os principais produtos relacionados à queda das exportações de média-alta (-7,57%) foram medicamentos (-19,88%) e peças e acessórios para veículos motorizados (-16,46%); já o decrescimento na categoria de média-média complexidade (-12,99%) deu-se, sobretudo, pela queda das vendas externas de inseticidas, fungicidas, herbicidas (-17,83%), pneus novos (-1,27%) e polímeros de etileno (-14,26%). No acumulado do ano, os dados apresentam: aumento da exportação de medicamentos (média-alta complexidade), pneus novos (média-média), e polímeros de propileno ou outras olefinas (média-média); e queda na exportação de automóveis de passageiros (média-alta) e peças e acessórios para veículos motorizados (média-alta). Quanto às importações, destaca-se o crescimento das compras externas de inseticidas, fungicidas, herbicidas e similares (média-média) e heterocíclicos de nitrogênio, ácido nucleico (média-alta). Assim, os dados sugerem maior atividade econômica, no acumulado do ano, para atividades de segmentos da indústria química, farmoquímica e agroquímica, mas indicam desaquecimento em segmentos da indústria automobilística, eletrônica e de telefonia.