Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Abril/ 2021

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Introdução:

Este informativo apresenta o desempenho do mercado de trabalho formal da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o mês de março de 2021.

A fonte das informações do mercado de trabalho formal é o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pela Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME). Para efeito de contextualização, o quadro geral de mercado de trabalho apresentado, a partir dos dados da PNAD-Contínua/IBGE, é o mesmo daquele apresentado no informativo de março e ainda faz referência ao quadro de janeiro de 2021.

  1. Destaques
  2. Em março, foram gerados 5.379 postos de trabalho na RMC. No acumulado, a RMC apresentou o saldo positivo de 23.709 vagas, após saldo negativo de 4.164 do ano de 2020.  No entanto, o saldo de março foi inferior ao significativo saldo de fevereiro (13,7 mil postos).
  3. A evolução do emprego formal observada na RMC segue o padrão observado no Estado de São Paulo e no Brasil. Neste primeiro trimestre, aproximadamente 10% do emprego gerado no Estado de São Paulo foi na RMC.
  4. Os municípios de Campinas, Americana e Indaiatuba continuam na liderança da geração de postos de trabalho. Campinas gerou 1.044 postos de trabalho. Em Americana, o saldo positivo foi de 933 postos; e em Indaiatuba, de 826.
  5. Por gênero, a geração de empregos em março continua desfavorável às mulheres. Apenas ¼ das vagas foram ocupadas por mulheres.
  6. Por escolaridade, chamou atenção a participação de 19% de empregados com superior completo, porém, seguindo o comportamento padrão, ainda 68% dos contratados tinham o ensino médio.  
  7. Por faixa etária, 49% dos contratados eram jovens de 18 a 24 anos e 21% jovens-adultos de 30 a 39 anos. Nesse mês de março, continuou a ser observado saldo negativo nas faixas de idade acima de 50 anos.
  8. Por setor de atividade, a geração de emprego em março apresentou algumas especificidades:
    1. Apesar da redução de 776 vagas nas atividades de alojamento e alimentação, os maiores destaques na geração de postos de trabalho se devem aos segmentos que compõem as atividades de Serviços: (i) de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (1.457 novos postos); e o (ii) segmento de Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana (1.373 novos postos).
    1. Todos os segmentos que compõem a indústria geraram 1.701 novos postos de trabalho.
  9. Seguem os links para as MPs editadas pelo Governo Federal:
    1. Auxílio Emergencial: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-1.039-de-18-de-marco-de-2021-309292254
    1. Benefício Emergencial: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-1.045-de-27-de-abril-de-2021-316257308

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002).É professora-extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com vínculo integral de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, política pública e economia solidária. (Fonte: Currículo Lattes)


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais