Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Agosto/ 2021

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Introdução:

Os dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), permite elaborar alguns indicadores sobre desempenho do mercado de trabalho formal da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Já os dados da PNAD-Contínua/IBGE, ajudam a contextualizar evolução do mercado de trabalho local.

Como apresentado no informativo anterior, é importante mais uma vez destacar que o fato do Novo CAGED ter como base primária de informação o eSocial. interfere na base de comparação com dados dos anos anteriores, visto que um conjunto de trabalhadores, antes não captados nas bases como emprego formal, agora passam a ser considerados, visto que possuem vínculo tributário.

Apesar da forma de divulgação das informações do Novo CAGED não permitirem avaliar em separado as formas de contrato estabelecidos entre as partes, é seguro afirmar que o atual modelo abarca um conjunto mais amplo e heterogêneo de trabalhos formais: associado aos formatos mais flexíveis, temporários de uso do trabalho (agora definido pelo vínculo tributário).

I. Destaques

  1. Em julho foram gerados 8.802 postos de trabalho, mantendo a sequência de alta pelo terceiro mês consecutivo na RMC.
  2. No acumulado em 2021 já foram gerados 46,725 postos de trabalho.
  3. O município de Campinas manteve a liderança da geração de postos de trabalho (3.192 postos), seguido pelos municípios de Indaiatuba (925 postos), Paulínia (784 postos) e Americana (591 postos).
  4. Por sexo, cerca de 50% do saldo de vagas foi preenchido por mulheres.
  5. Por escolaridade, seguindo o comportamento padrão, já destacado nos ao longo desse ano, o ensino médio continua sendo o perfil mais demandado:  nesse mês 77% do saldo de contratados tinha esse nível de escolaridade.
  6. Por fim, por faixa etária, repetindo o padrão 48% do saldo de contratados foi de jovens de 18 a 24 anos, seguido por jovens adultos de 25 a 39 anos. Saldos negativos continuam sendo observados das faixas acima de 50 anos.
  7. Por setor de atividade, a geração de emprego em junho apresentou algumas especificidades: A. Chamou atenção continuidade da intensidade de postos gerados nos serviços de informação, comunicação e atividades financeiras: representou 25% das vagas geradas. B. 23% dos contratos de trabalho foram gerados nas atividades industriais. C. As atividades de comércio geraram 1.873 postos de trabalho (21% do saldo) e atividades de alojamento e alimentação apenas 7% dos contratos.

II. Quadros, gráficos e tabelas de desempenho do mercado de trabalho


Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002).É professora-extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com vínculo integral de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, política pública e economia solidária. (Fonte: Currículo Lattes)


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais