Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Janeiro / 2020

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Principais Resultados

Este informativo refere-se aos dados do fluxo de emprego observados no mês de dezembro de 2019 na Região Metropolitana de Campinas (RMC). As informações e indicadores apresentados foram elaborados a partir do Cadastro Geral de Empregados e Desligados (CAGED) da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME).

Seguem os principais resultados observados na RMC no mês de dezembro:

  1. Seguindo a sazonalidade esperada, em dezembro, o saldo negativo foi de 8.487. Com esse resultado, a RMC totalizou um saldo positivo de 9.967 de novos postos de trabalho.  
  2. As mulheres representaram 55% do saldo dos demitidos em dezembro.
  3. O salário médio dos contratados em dezembro foi de R$ 1.797,73, valor praticamente igual ao do mês anterior.
  4. Seguindo a tendência já destacada em novembro, em dezembro, constata-se que 1,9% do fluxo dos admitidos foram contratados na modalidade intermitente ou parcial.
  5. Os setores de Serviços e a Indústria de Transformação lideraram o processo de redução de postos de trabalho. Também a construção civil apresentou saldo negativo de 625 vagas.
  6. A queda de 4.666 postos de trabalho nas atividades de serviços se concentrou nas atividades de ensino (- 2.402 postos), seguida pelas atividades de alimentação (- 835 postos).
  7. Vale registrar que, tal como o Comércio, as atividades de ensino apresentaram essa característica de sazonalidade em dezembro. No entanto, o Comércio apresentou um saldo positivo de 198 vagas.
  8. Os segmentos da Indústria de Transformação continuaram sua trajetória negativa, e as atividades que mais fecharam postos de trabalho foram: Têxtil (-569 postos); Química (-491); Produtos Alimentícios (-406); e Material de Transporte (-285 postos).
  9. Por idade, um pouco diferente do padrão observado no mês anterior, em dezembro, o saldo negativo se concentrou nas faixas de 30 a 39 anos, atingindo a marca de 2.629 postos a menos, e de 40 a 49 anos, com 2.027 postos de trabalho a menos. Nesse mês, o saldo negativo também atingiu a faixa de 18 a 24 anos (- 620 postos).
  10. Por escolaridade, todas as faixas sofreram redução. As maiores intensidades foram no superior completo (-3.003) e ensino médio (-2.873).

Segue abaixo o conjunto de quadros, gráficos e tabelas que permitem o acompanhamento mensal do desempenho do mercado de trabalho da RMC.

Tais informações, por serem organizadas e divulgadas mensalmente, complementam os resultados acima e permitem a construção da série anual.


Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002).É professora-extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com vínculo integral de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, política pública e economia solidária. (Fonte: Currículo Lattes)


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais