Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Junho/ 2021

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Introdução:

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o emprego gerado no mês de maio de 2021 será apresentado a partir dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (SET/ME). Tais dados serão complementados com as informações do painel do Benefício Emergencial, também divulgadas pela SMT/ME.

Os dados da PNAD-Contínua/IBGE serão utilizados para contextualizar o quadro nacional do mercado de trabalho.

I. Destaques

  1. Em maio, foram gerados 4.919 postos de trabalho na RMC. Com esse resultado, o saldo positivo de emprego gerado em 2021 já supera 30 mil postos de trabalho.  
  2. Com a geração de 1.926 novos postos de trabalho, o município de Campinas ocupa a liderança na geração de vagas.
  3. Por gênero, a geração de empregos continua menos favorável ao emprego feminino: 46% das vagas geradas foram ocupadas por mulheres.
  4. Por escolaridade e por faixa etária, os padrões se mantêm nesse mês de maio: 57% de empregados selecionados tinham ensino médio e 68% tinham entre 18 e 24 anos.
  5. Por setor de atividade, a geração de emprego em maio apresentou algumas especificidades: a) Chamou atenção a intensidade de postos gerados nos serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, com  26 % das vagas geradas, seguidos por 25% das vagas geradas no Comércio. b) Com geração de 805 novas vagas, os segmentos da indústria de transformação mantiveram tendência positiva de geração de postos de trabalho. c) O segmento de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana gerou 487 vagas. d) Finalmente, com saldo positivo de 150 vagas as atividades de alojamento e alimentação iniciaram seu processo de recuperação.

II. Quadros, gráficos e tabelas de desempenho do mercado de trabalho



Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais