Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Junho/ 2021

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Introdução:

Na Região Metropolitana de Campinas (RMC), o emprego gerado no mês de maio de 2021 será apresentado a partir dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pela Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (SET/ME). Tais dados serão complementados com as informações do painel do Benefício Emergencial, também divulgadas pela SMT/ME.

Os dados da PNAD-Contínua/IBGE serão utilizados para contextualizar o quadro nacional do mercado de trabalho.

I. Destaques

1. Em maio, foram gerados 4.919 postos de trabalho na RMC. Com esse resultado, o saldo positivo de emprego gerado em 2021 já supera 30 mil postos de trabalho.
  2. Com a geração de 1.926 novos postos de trabalho, o município de Campinas ocupa a liderança na geração de vagas.
  3. Por gênero, a geração de empregos continua menos favorável ao emprego feminino: 46% das vagas geradas foram ocupadas por mulheres.
  4. Por escolaridade e por faixa etária, os padrões se mantêm nesse mês de maio: 57% de empregados selecionados tinham ensino médio e 68% tinham entre 18 e 24 anos.
  5. Por setor de atividade, a geração de emprego em maio apresentou algumas especificidades: a) Chamou atenção a intensidade de postos gerados nos serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, com  26 % das vagas geradas, seguidos por 25% das vagas geradas no Comércio. b) Com geração de 805 novas vagas, os segmentos da indústria de transformação mantiveram tendência positiva de geração de postos de trabalho. c) O segmento de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana gerou 487 vagas. d) Finalmente, com saldo positivo de 150 vagas as atividades de alojamento e alimentação iniciaram seu processo de recuperação.

II. Quadros, gráficos e tabelas de desempenho do mercado de trabalho

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002).É professora-extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com vínculo integral de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, política pública e economia solidária. (Fonte: Currículo Lattes)