Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Maio/ 2021

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Introdução:

Seguindo o padrão dos demais informativos, o desempenho do mercado de trabalho formal da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mês de abril de 2021 será apresentado a partir dos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pela Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (SET/ME). Tais dados serão complementados com as informações do painel do Benefício Emergencial, também divulgado pela SMT/ME.

Para efeito de contextualização, o quadro geral de mercado de trabalho é apresentado a partir dos dados da PNAD-Contínua/IBGE, cujas informações mais atualizadas referem-se ao quadro nacional para o mês de fevereiro de 2021.

  1. Destaques
  2. Em abril, foram gerados 2.228 postos de trabalho na RMC. Apesar do volume inferior ao do gerado em março, no acumulado, a RMC teve saldo positivo, apresentando 25.846 postos de trabalho.  
  3. Com a geração de 497 vagas, o município de Indaiatuba manteve a liderança da geração de postos de trabalho na RMC.  Hortolândia ocupou a segunda posição de destaque na geração de postos de trabalho. Comparado aos meses anteriores, em Campinas, o desempenho foi menos expressivo: gerou em abril apenas 203 postos de trabalho.
  4. Por gênero, a geração de empregos, em abril, continua desfavorável às mulheres. Mantendo o padrão já observado nos meses anteriores, apenas 25% das novas vagas foram ocupadas por mulheres.
  5. Por escolaridade, nesse mês de abril, chamou atenção a ampliação de empregados com superior completo ter chegado a quase 30% no fluxo de contratados. Porém, seguindo o comportamento-padrão já destacado nos informativos anteriores, o ensino médio continua sendo o perfil mais demandado: 61% dos contratados tinham esse nível de escolaridade.
  6. Por faixa etária, 66% dos contratados eram jovens de 18 a 24 anos, visto que persistiu o ajuste negativo do emprego nas faixas de idade acima de 50 anos.
  7. Por setor de atividade, a geração de emprego em abril apresentou algumas especificidades:
    1. Chamou atenção a intensidade de postos gerados nos serviços de informação, comunicação e atividades financeiras: representou 52,4% das vagas geradas.
    1. O segmento de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana gerou 604 vagas.
    1. Os segmentos da indústria de transformação mantiveram tendência positiva de geração de postos de trabalho.
    1. No entanto, as atividades de alojamento e comércio apresentaram quedas expressivas na geração de emprego, com 726 vagas e 188 vagas, respectivamente.
  8. Das primeiras informações quanto à flexibilização dos contratos de trabalho, regulamentada pela MP 1045/21, destaca-se que dos 31.041 acordos realizados entre 28 de abril e 22 de maio:
    1. mais de 70% dos acordos foram de suspensão e de flexibilização de 70% da jornada de trabalho; e
    1. 58% dos acordos foram realizados no setor de serviços e 22% no setor de comércio.

Profa. Dra. Eliane Navarro Rosandiski

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002).É professora-extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com vínculo integral de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, política pública e economia solidária. (Fonte: Currículo Lattes)


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais