Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Novembro/ 2020

Alunos:

Gabriel Villalba Nunes

Gabriela Duarte Pereira

Júlia Bratficher Sandor

Tomás Portásio Mainieri

Pedro de Brino de Oliveira

Este informativo tem como objetivo apresentar os indicadores de mercado de trabalho da Região Metropolitana de Campinas (RMC) no mês outubro de 2020. As informações disponibilizadas nesse mês seguem o mesmo padrão dos informativos anteriores para que possa ser feito o acompanhamento e evolução do emprego formal no ano de 2020.

Vale destacar que a fonte das informações que estão sendo utilizadas é Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pela Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME), a partir de abril de 2020.

Neste informativo, os dados do Novo CAGED serão complementadas com as informações dos Acordos realizados no âmbito do Programa de Flexibilização do Contrato de Trabalho (Benefício Emergencial), cuja fonte também é a Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME).

1. Destaques em outubro de 2020
  2. O mercado de trabalho formal da RMC consolida pelo quarto mês a trajetória de recuperação. Em outubro, foram gerados 8.375 novos postos de trabalho. Mesmo esse volume sendo maior do que o verificado em setembro, a Região ainda registra um saldo negativo 10,9 mil postos de trabalho.
  3. Com exceção de Jaguariúna, todos os demais municípios que compõem a RMC apresentaram saldos positivos na geração de emprego. O maior destaque do mês foi observado em Campinas, que gerou 3.304 novos postos de trabalho, volume 73% maior que o observado em setembro.
  4. Americana (723 novos postos) e Indaiatuba (720 novos postos) continuaram apresentando um ritmo de recuperação, respectivamente, seguidas por Sumaré, que, com 580 novos postos, mantém sua trajetória de recuperação iniciada em junho de 2020.
  5. O movimento de recuperação segue exatamente o mesmo padrão dos meses anteriores. Por escolaridade, 80% das vagas criadas foram preenchidas por trabalhadores com ensino médio. Por faixa etária, 47% das vagas foram ocupadas por jovens de 18 a 24 anos, com um pequeno saldo negativo nas faixas acima de 50 anos.
  6. Por gênero, tal como observado em agosto, apenas 37% das vagas criadas foram preenchidas por mulheres.
  7. Por setor de atividade, a geração de vagas se distribui da seguinte maneira:
    1. A Indústria de transformação, com a geração de 2.378 postos, reafirma a tendência iniciada em julho, e mantém a liderança na geração de emprego em outubro.
    1. O comércio, com a geração de 2.330 novos postos, assume a segunda posição na geração de postos de trabalho.
    1. Dentre os segmentos que compõem o setor de serviços, o maior destaque continua sendo o de serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas: 2.264 novos postos.
    1. A geração de 541 novos postos de trabalho no segmento de transportes, armazenagem e correio superou a criação de vagas nos serviços de alojamento e alimentação (apenas 452 vagas).
  8. Os dados referentes aos acordos de flexibilização do contrato mostram que:
  9. Mais da metade dos acordos de preservação do emprego realizados na RMC foram para suspensão total ou de 70% da jornada. Cerca de 20% dos acordos foram de suspensão de metade da jornada e apenas 21% dos acordos preservaram 75% da jornada de trabalho.
  10. As mulheres realizaram 48,6% dos acordos.
  11. Por faixa etária, menos de 1/3 dos acordos foi realizado com trabalhadores abaixo de 30 anos.