Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Outubro/ 2020

Alunos:

Gabriel Villalba Nunes

Gabriela Duarte Pereira

Tomás Portásio Mainieri

Pedro de Brino de Oliveira

A partir das informações disponibilizadas pelo novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME), este informativo tem como objetivo acompanhar a evolução do mercado de trabalho da Região Metropolitana de Campinas (RMC) em setembro de 2020.

Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios/Covid-19 (IBGE) são incorporados neste informativo para contextualizar a situação da RMC ante o mercado de trabalho nacional.

1. Destaques em setembro de 2020
  2. Pelo terceiro mês consecutivo, em setembro, a RMC apresentou geração positiva de postos de trabalho. Com a geração de mais 6.520 postos de trabalho, volume muito similar ao verificado em agosto, no acumulado, a Região apresenta ainda saldo negativo de 19,4 mil postos de trabalho, dada a intensidade do ajuste ocorrido entre março e junho de 2020.
  3. Esse padrão de recuperação do emprego regional também foi observado no mercado de trabalho paulista e nacional.
  4. Nesse mês de setembro, com exceção de Arthur Nogueira, os demais municípios que compõem a RMC apresentaram saldos positivos expressivos na geração de emprego. O maior saldo, 1.935 vagas, foi observado em Campinas, seguido por Indaiatuba e Americana, com 876 e 733 novas vagas, respectivamente.
  5. Vale destacar que os municípios de Cosmópolis, Paulínia, Nova Odessa, Monte Mor, Engenheiro Coelho e Monte Mor já apresentam saldos acumulados positivos.
  6. Seguindo o movimento de recuperação dos meses anteriores por escolaridade, 78% das vagas criadas foram preenchidas por trabalhadores com ensino médio.
  7. Sem mudar a tendência já observada nos meses anteriores, por faixa etária, 50% das vagas foram ocupadas por jovens de 18 a 24 anos, seguindo a tendência de saldo negativo nas faixas acima de 50 anos.
  8. Por gênero, tal como observado em agosto, apenas 30% das vagas criadas foram preenchidas por mulheres.
  9. Por setor de atividade, cabem algumas considerações:
    • O maior destaque na RMC foi o desempenho da Indústria de transformação, que, seguindo a tendência iniciada em julho, gerou mais 2.559 novos postos de trabalho em setembro.
    • O segmento de serviços de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, tal como observado em agosto, se destacou em setembro com a geração de 2.382 novos postos.
    • Mais uma vez o comércio se destaca com a geração de 1.065 novos postos, comportamento mais intenso que o observado em setembro.
    • E, finalmente, o segmento de serviços de alojamento e alimentação volta a recuperar emprego (336 vagas).
  10. Para o mercado de trabalho nacional, os dados da PNAD-COVID19/IBGE mostram que em setembro:
  11. O índice de participação de pessoas no mercado de trabalho continua aumentando, tendo subido de 55,8% para 56,5%. Porém, apesar do aumento das pessoas ocupadas, o desemprego aberto também se ampliou.
  12. Com o acréscimo de mais 560 mil pessoas em busca de um posto de trabalho, o volume de desempregados chegou  ao nível de 13,4 milhões de pessoas no mês de setembro.
  13. A população ocupada se ampliou em 793 mil pessoas em setembro. Tal como observado em setembro, os volumes de ocupação gerados nas categorias trabalhadores sem carteira (138 mil) e por conta própria (312 mil) superaram as 230 mil geradas na categoria com carteira. Em função disso, a proxy da informalidade ampliou de 33,9% para 34,2%