Observatório PUC-Campinas Informativo Mensal: Cesta Básica Campinas – Dezembro

Assistente: Ana Clara Brilha da Silva

Volume 2 | N. 01 | 2023

Introdução

O Observatório PUC-Campinas publica o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referente ao mês de DEZEMBRO de 2022.

No mês em questão, o custo da cesta básica foi de R$ 754,00. Isso representa um aumento de 3,6% em relação a novembro de 2022.

Dos 13 itens considerados, verificou-se alta em 10 deles, com destaque (mais uma vez, a exemplo do mês anterior) para o TOMATE, que sofreu alta de 13,0%.. Dado esse valor da cesta, o salário necessário para uma família com dois adultos e duas crianças seria de R$ 2262,00.

Considerando os valores tanto da cesta como do salário-mínimo vigente até dezembro de 2022 (de R$ 1212,00), uma única cesta básica compromete 62% do salário mínimo.

A elaboração da Cesta Básica Campinas segue-se metodologia do DIEESE em relação aos 13 itens de alimentação e quantidades conforme cada região do país. Os preços foram coletados em 28 estabelecimentos da cidade de Campinas entre os dias 12 e 19 de dezembro de 2022.

Itens e Quantidades

Como de praxe, apresentam-se a seguir os itens e quantidades mensais considerados para 1 pessoa adulta:

Custo da Cesta Básica e Salário Necessário

O custo da cesta básica foi de R$ 2262,00, apresentando uma alta de 3,6%. O salário-mínimo necessário, considerando duas pessoas adultas e duas crianças, seria de R$. 2262,00.

Itens, Preços e Variações

Na tabela abaixo são apresentados preço médio (em Kg ou litros) de cada item, assim como os respectivos  custos de cada item e a participação de cada item no total da cesta.

No gráfico abaixo estão indicadas as variações de cada item no mês de dezembro de 2022 em relação ao mês anterior.

Fonte: Observatório PUC-Campinas

Dos 13 itens da cesta básica 10 tiveram alta de preços. O preço do tomate (que em novembro já havia apresentado aumento importante), foi o que apresentou maior elevação, com alta de 13%. O feijão apresentou alta de 5,7%. Leite (4,5%), Manteiga (0,4%) e Açúcar (0,1%) foram os itens com QUEDA nos preços.

Comparativos com Outras Capitais

Apresenta-se no gráfico abaixo o comparativo com outras 17 capitais com apuração do índice da cesta básica por parte do DIEESE.

Fonte: DIEESE e Observatório PUC-Campinas

Campinas se coloca como a 4ª cidade entre as apuradas com maior custo da cesta básica, atrás apenas das cidades de São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre

No mês de Dezembro o custo da cesta básica na cidade de Campinas superou o da cesta apurada pelo DIEESE para a cidade do Rio de Janeiro.

Na tabela abaixo há comparativo da VARIAÇÃO do custo da cesta em Campinas, em relação ao outras capitas:

A alta verificada na cidade de Campinas, (de 3,6%) é inferior apenas às das capitais Fortaleza e Salvador.

O custo da Cesta desde o mês de setembro (quando se iniciou a apuração do cesta básica para a cidade de Campinas) acumula uma elevação de 9,49% equivalente a uma variação média mensal de 3,07%.