Informativo Mensal: Cesta Básica Campinas – agosto

Responsável: Prof. Me. Pedro de Miranda Costa

Volume 2 | N. 09 | 2023

Informações Rápidas

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente com confiança baixa

Introdução

O Observatório PUC-Campinas publica o custo da cesta básica e variações de preços na cidade de Campinas, referente ao mês de agosto de 2023.

Observatório PUC-Campinas iniciou o acompanhamento em setembro de 2022. Neste mês completam-se 12 meses de acompanhamento e 11 variações mensais. O valor da cesta básica em Campinas novamente apresentou leve queda (0,47%) no mês agosto atingindo R$ 692,22. (redução de R$ 3,29 em relação a julho). Esse é o menor valor no ano e somente maior que o apurado no primeiro mês de acompanhamento.

O valor da Cesta em Campinas está condizente com o comportamento da cesta nas demais capitais acompanhadas pelo DIEESE.

Considerando-se o custo da Cesta e a preconização de que o salário-mínimo seja suficiente para a aquisição de 3 cestas, o valor do “Mínimo” necessário deveria ser de R$ 2.076,67. Ainda, com os valores atualizados, uma só Cesta compromete 52,4% do valor do salário-mínimo vigente.

Composição da Cesta Básica

Na tabela abaixo são apresentados, como de praxe, os itens e quantidades componentes da Cesta, conforme metodologia do DIEESE:

Fonte: DIEESE

Custo da Cesta Básica e Variações e participação

No mês de agosto, o custo da cesta básica para uma pessoa na cidade de Campinas foi de R$ 692,22, apresentando uma redução de 0,47%. A cesta ficou R$ 3,29 mais barata. De maneira geral a grande maioria das capitais acompanhadas apresentou recuo.

Na tabela abaixo as variações de cada item e seu peso na cestaTabela Descrição gerada automaticamente

Fonte: Observatório PUC-Campinas

Dos 13 itens pesquisados, 7 apresentaram redução em seus preços, e 6 apresentaram alta.

Nos gráficos abaixo estão indicadas as variações (em porcentagem e em R$) de cada item no mês de agosto/23 em relação a julho/23.

Gráfico, Texto Descrição gerada automaticamente com confiança média

Gráfico, Gráfico de cascata Descrição gerada automaticamente

Fonte: Observatório PUC-Campinas

As altas mais relevantes foram as da Banana (15,11%); Manteiga (3,66%); Café (2,08%) e Arroz (1,73%). Dentre as reduções, destacam-se a do Tomate (6,45%), Batata (2,95%) e Feijão (2,78%) . Ainda importante mencionar a Carne e o Pão. Esses dois itens tem um peso relevante na cesta e apresentaram oscilações inferiores a 0,5 pp. Tendo a carne variado positivamente em 0,28% e o pão negativamente em 0,39%.

Sobre o Arroz em função do cenário internacional era esperada uma alta. A variação apurada em agosto (1,73%) possivelmente não reflita ainda plenamente as movimentações esperadas. Desta forma, ainda podem ser observadas altas para esse produto nos próximos meses.

Comparativos com Outras Capitais

Apresenta-se no gráfico abaixo o comparativo com outras 17 capitais com apuração do CUSTO da cesta básica por parte do DIEESE.

Gráfico Descrição gerada automaticamente

Fonte: DIEESE e Observatório PUC-Campinas

No comparativo com as 17 capitais cujos custos da cesta básica são apurados pelo DIEESE, Campinas mantem-se em 5º Lugar.

No gráfico abaixo há comparativo da VARIAÇÃO do custo da cesta em Campinas, em relação ao outras capitas:

Gráfico Descrição gerada automaticamente

Fonte: DIEESE e Observatório PUC-Campinas

A observação dos dados das capitais, apuradas pelo DIEESE é mostra robusta tendencia de queda no custo da cesta básica, todas as cidades, à exceção de Brasília, (variação positiva de 0,35%) apresentaram redução. A redução apresentada na cidade de Campinas (0,47%) ficou entre as mais modestas. No entanto cabe ponderar que no mês de julho a cesta na cidade de Campinas já havia apresentado uma alta mais robusta, de 3,71%.

Evolução desde setembro/22

Abaixo são apresentados os valores da cesta Básica para a cidade de Campinas desde o início da apuração do índice, em setembro de 2022.

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Fonte: Observatório PUC-Campinas

Experimentando em agosto a terceira redução seguida, a cesta básica em Campinas (R$ 692,22) atinge o seu segundo menor valor, superior apenas ao apurado em setembro de 2022 quando foi verificado o valor de R$ 689,43.

Completados 12 meses de acompanhamento da cesta básica em Campinas por parte do Observatório PUC-Campinas, nota-se comportamentos bastante distintos.

De setembro de 2022 até janeiro 2023 um comportamento estritamente ascendente, com altas contínuas. Entre fevereiro e maio de 2023 oscilações em um patamar elevado. A partir de maio um comportamento estritamente descendente.

Desta forma, ainda que tenha atingido (em janeiro/23) o pico de R$ 756,00, o valor da cesta apurado para agosto/23 (R$692,22) encontra-se próximo ao observado 11 meses atrás, em setembro/22 (R$ 689,43), estando R$ 2,81 mais cara.

Em termos percentuais a variação total nos 11 meses foi de 0,40%.