Informativo Mensal Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas Março/ 2021

PROFESSOR EXTENSIONISTA

Introdução:

Este informativo dará início aos indicadores de mercado de trabalho da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para o ano de 2021. Para permitir a comparação, ele continua seguindo o mesmo padrão dos informativos anteriores: apresenta os dados do mercado de trabalho formal e alguns dados gerais do mercado de trabalho nacional.

A fonte das informações do mercado de trabalho formal é o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgado pela Secretaria Especial de Trabalho do Ministério da Economia (ST/ME). O quadro geral de mercado de trabalho será apresentado a partir dos dados da PNAD-Contínua/IBGE.

Em função do atraso na divulgação das informações, neste informativo serão apresentados, para o mercado de trabalho formal, os dados de janeiro e fevereiro.

I- DESTAQUES

1. O ano de 2020 se encerrou com 944.717 empregos formais na RMC. Já 2021 se iniciou com uma significativa recuperação do emprego formal. Nos meses de janeiro e fevereiro, foram criados 18.261 postos, dos quais 13,6 mil no mês de fevereiro. Esse comportamento positivo na geração de postos de trabalho formais também foi observado no Estado de São Paulo e no Brasil.
  2. Com a geração de 6.098 postos de trabalho, o município de Campinas lidera essa recuperação no bimestre. Os municípios de Americana e Indaiatuba também se destacam com a abertura de 1.964 e 1.509 postos, respectivamente.
  3. Por escolaridade, 68% do saldo positivo de postos de trabalho foram ocupados por trabalhadores com ensino médio. Por faixa etária, o perfil dos selecionados foi mais diluído: 37% com idade de 18 a 24 anos, 23% na faixa etária de 30 a 39 anos e 17% na faixa de 40 a 49 anos.
  4. Por gênero, as mulheres ocuparam apenas 37% dos empregos gerados na RMC.
  5. Por setor de atividade, a geração de emprego no bimestre se distribuiu da seguinte maneira: a)a Indústria de Transformação, com 5,9 mil postos, foi responsável por 1/3 dos novos postos de trabalho; b)dentre os segmentos que compõem as atividades de Serviços, os destaques são: o (i) segmento de administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana; e o (ii) de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativa, que juntos geraram mais de 8,3 mil postos; c) a construção civil foi responsável pela criação de 1,9 mil postos; d) já o comércio e os serviços de alojamento e alimentação apresentaram um comportamento mais modesto, juntos geraram pouco mais de 1,5 mil postos.
  6. Os dados da PNAD-contínua (IBGE) mostram que em janeiro de 2021: a)14,2 milhões de pessoas estavam desempregadas. Ao longo do ano de 2020, essa taxa de desemprego cresceu 19,8%, dos quais 2 pontos percentuais foram no último trimestre; b)a taxa de participação no mercado de trabalho caiu de 61,8% para 56,8%; c)apesar do crescimento no trimestre, a população ocupada, estimada em 86 milhões de pessoas, ainda está 8,6% abaixo da observada no mesmo período em 2020; d)o crescimento médio de 2% dos ocupados no último trimestre foi concentrado nas seguintes categorias: trabalhadores domésticos (+4,5%), por conta própria (+4,7%) e empregados sem carteira assinada (+3,6%); e)por setor de atividade, os maiores destaques foram as atividades agropecuária (+2,7%), construção civil (+3,0%) e serviços de informação (+3,1%). Com exceção das atividades de serviços de saúde, nenhum outro setor recuperou as perdas no ano de 2020; f)por fim, a massa salarial acumulou uma queda de 6,9%, dos quais 0,9 pontos percentuais foram no último trimestre.

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (1992), mestrado em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002).É professora-extensionista da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, com vínculo integral de 40 horas semanais. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia dos Recursos Humanos, atuando principalmente nos seguintes temas: mercado de trabalho, política pública e economia solidária. (Fonte: Currículo Lattes)