Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas – Agosto

Giuliana Resende Caricilli

Matheus Augusto de Souza Alexandre

Apresentação

Neste mês de agosto o informativo mensal que monitora a evolução do emprego nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) segue divulgando no novo formato iniciado apresentado em junho de 2023.

Metodologicamente as tabelas e figuras apresentadas são elaboradas a partir dos dados disponibilizados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NovoCAGED), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Contudo, as figuras apresentas para a RMC, foram extraídas do Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, que é uma ferramenta interativa elaborada pela equipe de discentes do Observatório PUC-Campinas para o monitoramento do fluxo de empregados. Em breve esse painel estará disponível para consulta no site do Observatório PUC-Campinas.

Por seguir o calendário de divulgação do Ministério do Trabalho, neste informativo de agosto são apresentados os dados de julho.

1. Destaques para julho de 2023
  • Compensando o resultado negativo de junho, neste mês de julho o saldo de empregos na RMC foi de 2.994. O maior destaque foram as atividades Industriais e de Comércio. O pior desempenho foi a Administração Pública, com saldo negativo de 183 postos. Chama-se atenção que o saldo positivo da Indústria Geral compensou o desempenho negativo do mês anterior.
  • Diferentemente dos meses anteriores, o mês de julho demandou mais força de trabalho masculina do que feminina. No entanto, a faixa etária e a escolaridade mantém seu padrão de demanda: jovens de 18 a 24 anos e pessoas com ensino médio completo.
  • Na média salarial por sexo, mulheres continuam recebendo menos do que homens. Novamente, em quase todos os casos das lupas de idade e escolaridade, os demitidos saem com um salário maior do que os admitidos, demonstrando, talvez uma possibilidade de rotatividade com intenção de corte de custos.
  • Nas figuras 3 e 4 confirmam que o perfil mais demandado, jovens e ensino médio, também são aqueles que recebem salários bem abaixo da média do ano anterior. Logo, o trabalhador é muito procurado, recebe uma oportunidade pouco interessante, mas se vê obrigado a se sujeitar a essas condições em nome de uma primeira chance de atuar no mercado de trabalho. Isso fica ainda mais evidente quando olhamos a média salarial de todos os setores, todas as idades e todas as escolaridades, que ficam acima do que era praticado em 2022. Vale destacar que o valor médio das remunerações na RMC em julho era R$ 2.264,14, enquanto a média para os jovens de 18 a 24 anos era R$ 1.844,68 e com ensino médio R$ 2.009,14.
  • Por fim, as ocupações mais demandadas no mês de julho foram as embaladores e alimentadores de linha de produção seguida por vendedores e demonstradores.
  1. Quadros e Figuras

Quadro 1: Saldo de emprego por setor de Atividade. Brasil, São Paulo e RMC, julho de 2023

RMC São Paulo Brasil
Agricultura, pecuária, produção florestal pesca e aquicultura -105 5.088 12.978
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas 783 11.917 26.744
Construção Civil 427 6.431 25.423
Indústria Geral 931 7.810 21.254
Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais -183 3.239 4.748
Alojamento e alimentação 297 3.902 9.432
Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas 677 -505 27.218
Outros serviços + Domésticos 18 2.346 6.001
Transporte, armazenagem e correio 149 3.103 8.904
Total 2.994 43.331 142.702

Fonte: Painel NovoCaged, Ministério do Trabalho, 2023

Figura 1. Saldo de movimentações, RMC. julho de 2023

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Figura 2. Perfil de Remunerações, RMC. julho de 2023

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Figura 3. Mapa da criação de empregos para os selecionados com Ensino Médio, RMC. Julho de 2023

Mapa Descrição gerada automaticamenteFonte: Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, elaboração própria a partir dos microdados do NovoCaged, MTP.

Figura 4. Mapa da criação de empregos para jovens de 18 a 24 anos, RMC. Julho de 2023

Figura 5. Ocupações mais demandadas, RMC. Julho de 2023

Interface gráfica do usuário Descrição gerada automaticamente com confiança média