Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas – Junho/2023

Giuliana Resende Caricilli

Matheus Augusto de Souza Alexandre

Apresentação

Neste mês de junho o informativo mensal que monitora a evolução do emprego nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) mudou de formato. Ao conjunto de indicadores frequentemente disponibilizados, foram acrescentadas informações quanto às ocupações e quanto aos padrões de remuneração. A inclusão de tais informações no informativo representam um avanço no acompanhamento e o monitoramento, visto que a partir desse mês será possível mapear as ocupações mais demandadas na RMC, bem como a acompanhar a evolução dos salários médios segundo as faixas de escolaridade, faixas etárias, gênero e setor de atividade.

As tabelas e figuras apresentadas são elaboradas a partir dos dados disponibilizados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NovoCAGED), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Como será visto a seguir, as figuras apresentas para a RMC, foram extraídas do Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, que é uma ferramenta interativa elaborada pela equipe de discentes do Observatório PUC-Campinas para o monitoramento do fluxo de empregados. Em breve esse painel estará disponível para consulta no site do Observatório PUC-Campinas.

Importante destacar que a disponibilização dos dados segue o calendário do Ministério do Trabalho sendo divulgado com um mês de defasagem. Em função disso, no informativo de junho são apresentados os dados de maio.

1. Destaques para maio de 2023
  • No mês de Maio, o mercado de trabalho da Região Metropolitana de Campinas obteve um saldo positivo de empregos, no valor de 2.202. Os setores que mais chamam a atenção, com maior volume de novos contratos são o da Indústria Geral e o de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, dentro do macro grupo de Serviços. Os setores de Alojamento e Alimentação, Agricultura e Construção Civil registraram saldos negativos.
  • No que diz respeito ao valor das remunerações na RMC, o mês de maio apresenta destaque para as mulheres, pessoas na faixa etária entre 18 e 24 anos e com ensino médio completo. Percebe-se, no entanto, que mulheres continuaram a receber menos do que homens, por mais que fossem o perfil mais demandado, o que pode ser verificado na figura 2.
  • Além disso, é evidente que jovens que são demitidos saem do seu emprego ganhando menos do que aqueles contratados, o que deixa claro um corte de custos, já que o mesmo não acontece com pessoas de faixas etárias mais avançadas. Seguindo a mesma linha, a lupa da escolaridade, mostra que todos os demitidos recebiam um salário maior do que as pessoas que estão sendo admitidas.
  • Isolando os indicadores de idade e escolaridade, a situação fica ainda mais preocupante. Em ambos os casos, no mês de maio, as pessoas pertencentes a esses grupos eram contempladas com uma renda abaixo da média relativa ao ano anterior, como fica evidente nas figuras 3 e 4.
  • Por fim, na figura 5, percebe-se que as ocupações mais demandadas foram trabalhadores nos serviços de administração, conservação e manutenção de edifícios, seguido por embaladores e alimentadores de linha de produção.
  • O valor médio dos admitidos em maio de 2023 foi R$ 2.235,20, valor superior à média do ano de 2022.
  1. Quadros e Figuras

Quadro 1: Saldo de emprego por setor de Atividade. Brasil, São Paulo e Região Metropolitana de Campinas (RMC), maio de 2023

RMC São Paulo Brasil
Agricultura, pecuária, produção florestal pesca e aquicultura -682 10.885 19.567
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas 442 4.995 15.332
Construção Civil -837 4.327 27.714
Indústria Geral 1.005 4.426 8.580
Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais 634 7.373 26.312
Alojamento e alimentação -73 1.870 5.485
Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas 1.480 1.870 37.744
Outros serviços + Domésticos 93 2.431 7.400
Transporte, armazenagem e correio 140 2.854 7.321
Total 2.202 49.815 155.455

Fonte: Painel NovoCaged, Ministério do Trabalho, 2023

Figura 1. Saldo de movimentações, RMC. Maio de 2023

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Figura 2. Perfil de Remunerações, RMC. Maio de 2023

Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Figura 3. Mapa da criação de empregos para os selecionados com Ensino Médio, RMC. Maio de 2023

Mapa Descrição gerada automaticamente Fonte: Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, elaboração própria a partir dos microdados do NovoCaged, MTP.

Figura 4. Mapa da criação de empregos para jovens de 18 a 24 anos, RMC. Maio de 2023

Mapa Descrição gerada automaticamente

Figura 5. Ocupações mais demandadas, RMC. Maio de 2023