O perfil dos investimentos confirmados no município de Campinas (2023)

O perfil dos investimentos confirmados no município de Campinas (2023)

Dr. Cristiano Monteiro da Silva

Docente pesquisador – Observatório PUC-Campinas

Campinas

Março/2024

Introdução

A dinâmica dos investimentos se caracteriza como um fator de alta relevância para os esforços analíticos acerca das determinações e flutuações do crescimento econômico e da renda. Neste sentido, torna-se ressaltante até para as pretensas construções analíticas preocupadas com as estruturas de oportunidades determinadas pelo Estado, mercado e sociedade, que influenciam o viver das famílias em distintas localidades regionais.

O objetivo central deste trabalho analítico é promover uma leitura panorâmica dos investimentos confirmados em atividades econômicas de Campinas, concedendo informações sobre a destinação setorial e os tipos de investimentos, no sentido de apoiar a produção de conhecimentos acerca dos aspectos marcantes da dinâmica socioeconômica local, sem perder de vista, as demais localidades do Estado de São Paulo.

O procedimento metodológico se constitui por meio de uma análise exploratória descritiva de dados, sendo dados que, periodicamente, são disponibilizados pelo SEADE (2024). A análise prioriza a descrição das características dos investimentos confirmados no período em pauta, desta maneira, o intuito de apoiar a construção de noções sobre os laços econômicos que preenchem a dinâmica dos investimentos em escalas locais.

A estrutura deste texto encontra-se dividida em duas partes. Inicialmente, a análise exploratória dos traços constitutivos da dinâmica dos investimentos em atividades econômicas locais, particularmente, os nexos entre essas atividades e os tipos de investimentos definidos como implantação, modernização e ampliação. Em seguida, a análise exploratória de dados cuidadosa com o quadro comparativo entre os resultados da Região de Campinas e as demais localidades regionais do Estado de São Paulo. Na parte conclusiva, as notas que refletem sobre o valor da produção de conhecimentos acerca da dinâmica socioeconômica local[1].

Destaques

  • Nota-se o crescimento no valor total dos investimentos confirmados em atividades econômicas de Campinas, quando se compara os resultados do último biênio. Ressalta-se que esse valor aparece entre os mais altos do Estado de São Paulo.
  • A maior parte desse valor de investimentos confirmados foi destinada ao sistema local de Serviços, principalmente, no que diz respeito ao ano de 2023. Soma-se o valor dos investimentos realizado na infraestrutura de fornecimento de energia e água. Do ponto de vista desta autoria, mais uma vez, a força dos investimentos confirmados mostrou-se associada às relações entre as atividades produtivas da Indústria e o sistema local de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, sobretudo, o que se avista em serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias característicos da Revolução 4.0.
  • A percepção de que essa dinâmica dos investimentos se alinha aos sentidos estratégicos da Sustentabilidade. Esta afirmação é respaldada pelas características dos investimentos realizados em atividades da Indústria de alto valor, além dos investimentos em infraestrutura e os dispêndios em atividades intensivas em conhecimentos e tecnologias.

1. Dinâmica dos investimentos confirmados em Campinas

O primeiro gráfico demonstra a trajetória dos investimentos no município de Campinas, considerando a última década. Destaca-se que o valor dos investimentos confirmados, em 2023, veio bem acima da média do período em pauta. Trata-se de um ótimo resultado, diante do que é avistado em outras localidades regionais do Estado de São Paulo.

Gráfico 1 – Investimentos confirmados em Campinas (2014-2023)

Fonte: SEADE (2023); Obs.: em milhões de reais

No que diz respeito a distribuição desses investimentos em setores econômicos de Campinas, durante o ano de 2023, o sistema local de serviços alcançou os melhores resultados, pois recebeu cerca de 81,7% do valor total desses investimentos. Na sequência, aparecem os dispêndios em infraestrutura. O gráfico 2, logo abaixo, dá conta desses percentuais. Sem dúvida, este é um ponto a ser realçado na discussão acerca da dinâmica dos investimentos na economia local.

Gráfico 2 – Distribuição setorial dos investimentos confirmados em Campinas (2023)

Fonte: SEADE (2023)

Outra informação, de muita importância, diz respeito ao tipo dos investimentos. É interessante notar que a maior parte do valor total se caracteriza pelo tipo de implantação, preenchendo mais de 99% do que foi destinado a economia de Campinas, conforme se observa no próximo gráfico. Acrescenta-se que este tipo alcançou os resultados mais altos em sistemas locais de serviços.

Gráfico 3 – Tipos de investimentos confirmados em Campinas (2023)

Fonte: SEADE (2023)

No que se refere ao ano de 2023, os investimentos destinados ao setor de serviços envolveram as atividades de pesquisa e desenvolvimento científico, sendo que esta atividade foi a que mais investiu no período em pauta, além dos investimentos em atividades da atenção à saúde humana e os serviços especializados em construção. A infraestrutura contou com investimentos em eletricidade, gás e outras utilidades, transporte terrestre, as atividades de captação, tratamento e distribuição de água e o armazenamento e atividades de transporte. O comércio varejista também realizou investimentos.

O gráfico 4 realça a distribuição setorial econômica dos investimentos confirmados em Campinas, expondo as informações da série da última década. Em suma, a compreensão de que a dinâmica dos investimentos em Campinas abrange os diversos setores econômicos, porém, os dados confirmam que o valor mais expressivo tem sido destinado às atividades do sistema de serviços e da infraestrutura. À primeira vista, julga-se que a dinâmica dos investimentos adverte para a densidade entre as atividades da Indústria e do sistema local de serviços.

Gráfico 4 – Distribuição dos investimentos em setores econômicos de Campinas (2014 – 2023)

Fonte: SEADE (2023); Obs.: em milhões de reais

Pensa-se que tal dinâmica de investimentos guarda relações com a estratégia da transição ecológica, na medida em que posiciona valor expressivo de investimentos em novos produtos, as novas características dos investimentos em infraestrutura, por exemplo, as novas fontes energéticas, além do desenvolvimento de sistemas de serviços intensivos em conhecimentos, entre outros de notória expressão deste caminho estratégico.

2. Investimentos confirmados em regiões do Estado de São Paulo

O gráfico 5 demonstra que a Região de Campinas foi a que mais investiu durante o ano de 2023, comparando-a com as demais regiões do Estado de São Paulo. O valor total de investimentos confirmados na Região de Campinas ultrapassou 21 bilhões de reais, no referido período.

Gráfico 5 – Valores de investimentos confirmados em regiões do Estado de São Paulo (2023)

Fonte: SEADE (2023); Obs.: em milhões de reais

O valor dos investimentos confirmados na Região de Campinas foi distribuído para a implantação em setores de fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos, fabricação de veículos automotores, pesquisa e desenvolvimento científico, eletricidade, gás e outras utilidades, captação, tratamento e distribuição de água, comércio varejista, entre outros setores econômicos locais, considerando apenas os valores do ano de 2023. O tipo de implantação representa mais de 97% do valor total de investimentos confirmados na Região de Campinas.

Gráfico 6 – Tipos de investimentos confirmados em regiões do Estado de São Paulo (2023)

Fonte: SEADE (2023)

Observa-se que a Região de Campinas foi a que mais efetivou investimentos no setor de serviços, sobretudo, em serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias. Neste particular, destaca-se o valor bem alto de um investimento em atividades da prestação de serviços de informação, que está confirmado para uma cidade da Região de Campinas. Além desse único investimento, dotado de valor bem alto, convém observar que outros investimentos de menor valor foram destinados ao referido setor na Região de Campinas. Enfim, foi a que mais investiu em atividades do sistema de serviços.

Gráfico 7 – Distribuição dos investimentos em setores econômicos das regiões do Estado de São Paulo (2023)

Fonte: SEADE (2023)

Afirma-se que as regiões do Estado de São Paulo estão demonstrando a densidade produtiva, isto é, para este caso, as relações entre sistemas produtivos de alto valor e os sistemas de serviços, sobretudo, o que se manifesta em serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias característicos da revolução 4.0.

Conclusão

Depois das leituras dos resultados deste trabalho analítico, convoca-se a compreensão de que as relações avistadas na dinâmica dos investimentos no município de Campinas, a luz do que se pode apreender das demais localidades regionais do Estado de São Paulo, ensinam que é muito valioso o acompanhamento dos investimentos que mostram a intensidade em conhecimentos e tecnologias de comunicação, ou seja, a densidade produtiva na escala local, além das questões da empregabilidade, inovação e dinâmica socioeconômica. Neste sentido, urge-se a produção de conhecimentos baseada em sondagens setoriais, estudos da demografia de empresas, entre outros estudos, sem dúvida, tendo em vista os diagnósticos socioeconômicos dos espaços locais.

Este texto ensaia a discussão sobre os pontos marcantes da dinâmica dos investimentos. Em linhas gerais, nota-se que as regiões com o mais alto nível de desenvolvimento de sistemas produtivos, desde os últimos anos, estão promovendo alto valor de investimentos em atividades locais de serviços, sobretudo, o que se manifesta em sistemas de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias de informação e comunicação. Em outras palavras, os investimentos que determinam a densidade com os sistemas produtivos, tendo alcances em processos da produção, circulação e consumo que se manifestam em diversas localidades do país. Além do que se constata em investimentos dotados de fatores característicos da estratégia da Sustentabilidade.

Sem dúvida, todos os sobrescritos elementos são de grande valor para a discussão sobre os sentidos do planejamento regional e urbano, inclui-se essa discussão para a Região de Campinas. Ressalta-se que a construção de saberes sobre a dinâmica socioeconômica em escalas locais se põe como um ativo de alto valor para a institucionalidade constituída em estruturas de oportunidades determinadas pelo Estado, mercado e sociedade.

Referências bibliográficas

JANNUZZI, Paulo M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo: Alínea, 2012.

KON, Anita. Nova economia política de serviços. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SEADE. PIESP – Pesquisa de Investimentos no Estado de São Paulo. Disponível em: www.seade.gov.br. Acesso em: 10/03/2024.

  1. Este novo informativo faz parte de atividade específica decorrente do Acordo de Cooperação Técnica entre o Observatório PUC-Campinas e a Prefeitura Municipal de Campinas. Convém ressaltar que o primeiro informativo foi publicado no último ano, por meio do qual se discutiu a dinâmica dos investimentos relativa à temporalidade de 2012-2022, e esta nota técnica versa sobre a dinâmica dos investimentos relativa ao ano de 2023.


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais