Informativo periódico – O perfil dos investimentos confirmados na Região de Campinas (2021)

Docente extensionista

Dr. Cristiano Monteiro da Silva

Introdução

Este informativo aborda o indicador investimentos confirmados em localidades regionais do Estado de São Paulo, tendo o olhar mais atento para o caso da Região de Campinas, no período de 2021. Sabe-se que este último ano fez parte do contexto da pandemia de COVID-19, o que, por sua vez, implicou em retração das atividades econômicas, no Brasil e no mundo, consequentemente, o decisório estratégico de investimentos de alto valor, isto é, os dispêndios que são voltados para a instalação de unidades produtoras ou aumento da capacidade produtiva das unidades já instaladas, em outras palavras, os gastos que asseguram alcances de médios e longos prazos, impactando a dinâmica do produto, emprego e renda, esses investimentos também foram impactados por conta deste estado de coisas. Assim sendo, torna-se relevante o analítico exploratório deste indicador, servindo até mesmo para as ciências que apoiam o processo decisório das lideranças dos setores público e privado.

O objetivo central deste trabalho é apoiar a construção analítica sobre aspectos do desenvolvimento social das regiões do Estado de São Paulo, especialmente, a Região de Campinas, oferecendo leituras sobre a capacidade dinâmica de investimentos confirmados em setores de alto valor que possam dinamizar as atividades econômicas, de forma combinada com o respeito a sociabilidade humana e o bem comum.  

A estrutura deste trabalho, na primeira parte, apresenta o quadro comparativo entre as distintas regiões administrativas do Estado de São Paulo, por meio da medida que aponta a variação positiva dos investimentos confirmados, no biênio de 2020/2021. A segunda parte deste trabalho preocupa-se com peculiaridades da Região Metropolitana de Campinas. Por fim, alude-se que a localidade regional de Campinas trouxe um novo perfil dos investimentos, sendo que este novo perfil oferece potencialidades ao desenvolvimento social.

1.Quadro comparativo dos investimentos entre regiões do Estado de São Paulo

A análise exploratória dos dados sobre investimentos confirmados permite a vista de que a Região de Campinas[1] alcançou a segunda posição entre todas as regiões do Estado de São Paulo, no que diz respeito ao volume de investimentos. Convém realçar que este alcance se deu em contexto pandêmico de COVID-19. O número de projetos de investimentos confirmados em cidades da Região de Campinas aumentou em torno de 54%, isto quando se compara os anos 2020 e 2021.

Adiciona-se a leitura de que os investimentos confirmados na Região de Campinas estão bem alinhados com o plano estratégico característico do que se conhece como Revolução 4.0, pois os projetos de investimentos estão associados aos segmentos de Serviços, especialmente, as atividades de serviços que se conectam com a dinâmica da Indústria, sobretudo, a Indústria de Alto Valor. Interessante é notar que o fluxo de investimentos confirmados na Região de Campinas, mais forte para os meses de 2021, demonstrou a densidade produtiva, ou seja, envolveu a Indústria de Alto Valor, por exemplo, a Indústria de Máquinas e Equipamentos, a Indústria Farmacêutica, junto com isso a dinâmica de investimentos em serviços de pesquisa e desenvolvimento, neste último caso, por exemplo, a construção de centros tecnológicos digitais. Cabe destacar que esta característica de investimentos apareceu em maior medida na Região de Campinas, ademais que se trata de uma característica de gastos produtivos muito alinhados com os sentidos estratégicos da Revolução 4.0.

O primeiro gráfico mostra a destinação dos investimentos para os setores econômicos das regiões do Estado de São Paulo. A Região de Campinas assume a segunda posição, em número de investimentos confirmados, atrás apenas da Região de São Paulo, ademais que o grosso dos seus investimentos se distribuiu entre as atividades da Indústria e Serviços, notadamente um indicador de alto valor ao desenvolvimento da localidade regional.

Gráfico 1 – Investimentos confirmados nas regiões do Estado de São Paulo (2020/2021)

Fonte: SEADE (2022)

Reitera-se que a densidade entre a Indústria e os Serviços é um indicador de alto valor, ainda mais diante do contexto da Revolução 4.0, que é verificado no plano mundial. O segundo gráfico permite uma melhor vista sobre este aspecto de valor dos investimentos confirmados. Nota-se que os valores, em milhões de reais, para o caso da Região de Campinas, se distribuíram bastante para indústria e Serviços, porém, o traço mais importante é que esses investimentos foram destinados as atividades intensivas em valor, por essa razão, o número de projetos é menor, mas o valor do investimento inicial acima da média. Para o simples efeito de comparação, no gráfico anterior, a Região de São José de Rio Preto apareceu com o maior número de investimentos em Serviços, mas aqui neste gráfico, que envolve valores, desce para uma posição baixa, isto se explica pelo fato dos investimentos ter sidos destinados aos serviços de alimentação, baixo valor, por outro lado, a Região de Campinas, sobe na posição de valores, pelo fato dos investimentos ter sidos destinados aos serviços intensivos em tecnologias, de alto valor.

Gráfico 2 – Valores dos investimentos confirmados nas regiões do Estado de São Paulo (2020/2021 – em milhões reais)

Fonte: SEADE (2022)

Diga-se de passagem, a dinâmica de serviços, diante deste contexto de Revolução 4.0, é dotada de potencialidades ao desenvolvimento social nas localidades do Estado de São Paulo. As atividades de trabalho mais intensivas em conhecimentos e tecnologias de informação e comunicação permite acesso ao instrumental capaz da transformação na engenharia de processos das empresas, o instrumental capaz de potencializar o analítico que serve ao processo decisório estratégico, tudo isso ainda alcança a possibilidade de densidades produtivas e a inserção de grupos sociais de jovens e adultos que por enquanto estão distantes da dinâmica do trabalho social.

Deduz-se que a variação positiva, no biênio, foi bastante influenciada pelo crescimento dos gastos produtivos no ano de 2021. No sentido de prestar uma melhor vista das peculiaridades deste processo associado ao último ano, os dois próximos gráficos aludem os indicadores de número e valores dos investimentos confirmados.

Gráfico 3 – Investimentos confirmados nas regiões do Estado de São Paulo (2021)

Fonte: SEADE (2022)

Gráfico 4 – Valores dos investimentos confirmados nas regiões do Estado de São Paulo (2021 – em milhões reais)

Fonte: SEADE (2022)

O gráfico 4 fortalece a apreensão de um atributo relacional da Região de Campinas. Como se vê, na terceira linha, aparece a Região de Campinas com valores de investimentos altos. Diz-se que esses valores de investimentos estão associados a Indústria de Alto Valor, por exemplo, a Indústria Farmacêutica, a Indústria de Máquinas e Equipamentos, junto com os valores que estão destacados para o setor de Serviços, neste caso, a peculiaridade de Serviços Intensivos em Conhecimentos e Tecnologias. Portanto, fica compreendido que a Região de Campinas, por conta desta característica dos seus investimentos confirmados, foi a que mais cresceu em 2021, além disso, trouxe uma característica de investimentos bastante significativa para o desenvolvimento socioeconômico.  

2. Situação dos investimentos na Região Metropolitana de Campinas

Esta parte do texto é dedicada as apreensões sobre a configuração específica da Região Metropolitana de Campinas, ou seja, diferente da configuração de cidades usada na primeira parte deste trabalho, na qual se buscou a comparação entre localidades regionais do estado de São Paulo.

O gráfico 5 realça o ponto de vista de que os investimentos confirmados em cidades da Região Metropolitana de Campinas assumiram o número expressivo para Serviços e Indústria, mais forte para os Serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, promovendo a densidade entre Serviços e Indústria.

Os investimentos confirmados na Indústria foram distribuídos para a Fabricação de Produtos Químicos, a Fabricação de Farmoquímicos e Farmacêuticos, a Fabricação de Produtos Alimentícios, a Fabricação de Produtos de Borracha e Plásticos, a Fabricação de Celulose, Papel e Produtos de Papel e a Fabricação de Máquinas e Equipamentos. Pode-se chegar a compreensão de que os investimentos confirmados atingiram atividades de alto valor da Indústria, incluindo vários setores e, por assumir essa característica, abrem possibilidades de muitas conexões com as demais atividades econômicas da localidade regional e do país.

Gráfico 5 – Investimentos em setores econômicos da Região Metropolitana de Campinas (2020 – 2021)

Fonte: SEADE (2022)

Os investimentos confirmados no setor de Serviços estão distribuídos nas atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, Atenção à Saúde Humana, Educação, Imobiliárias e Serviços de Alimentação. Sem dúvida, este é um traço importante para o desenvolvimento da localidade regional de Campinas. A nova economia política de serviços mostra potencial de um processo criativo muito conectado às questões sociais. A dinâmica inovadora de serviços, ainda mais pelo fato de o contexto ser marcado pela revolução digital, não se limita à incorporação de conhecimentos técnicos tangíveis, em outras palavras, a expressão dos ativos imobilizados, agora se vê um processo mais associado a intensidade de conhecimentos substanciais que assumem valor as famílias e as empresas.

Gráfico 6 – Investimentos e segmentos de Serviços da Região Metropolitana de Campinas (2020 – 2021)

Fonte: SEADE (2022)

A dinâmica inovadora de serviços pode ser vista como um sistema complexo, que inclui o valioso analytics do processo de geração de valor na sociedade, sendo assim, melhor ainda se for planejada para se permitir o acesso de famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Gráfico 7 – Distribuição dos investimentos em cidades da Região Metropolitana de Campinas (2020 – 2021)

Fonte: SEADE (2022)

Finalmente, o gráfico 7 acompanha o encerramento deste esforço reflexivo, levando a compreensão sobre o posicionamento das cidades da Região Metropolitana de Campinas, no que se refere aos investimentos confirmados, logo se vê que a cidade de Campinas alcançou o maior número de investimentos confirmados, seguida pelas cidades de Jaguariúna e Indaiatuba.

Considerações finais

À primeira vista, o processo decisório de empresas e instituições residentes na Região de Campinas, no que diz respeito a condição de investimentos, está bem alinhado com os sentidos do que se conhece como Revolução Digital. Interessante é notar que o contexto pandêmico de COVID-19, no período que se compreende como o último biênio, parece ter influenciado o poder decisório dos investimentos nesta direção estratégica.

A Região de Campinas manifestou o que se atribui como densidade envolvendo as atividades produtivas da Indústria e Serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias. O número de investimentos confirmados, bem como os valores desses projetos de investimentos, ficou acima da média do Estado de São Paulo.

Por último, compreende-se que os sentidos estratégicos da densidade produtiva precisam ser mais bem apreendidos, a partir de um processo analítico que considera dados específicos da realidade regional de Campinas, incluindo os seus atrasos frente aos desafios da Revolução 4.0, e que leitura dotada de especificidades possa servir ao construtivo de políticas públicas de ciência e tecnologia que sejam aderentes com a valoração da seguridade social.

  1. Referências bibliográficas

KON, Anita. Nova Economia Política de Serviços. São Paulo: Perspectiva, 2015.

SEADE. Pesquisa de investimentos anunciados no Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.piesp.seade.gov.br/. Acesso em: 06 de março de 2022.

 

Alunos Bolsistas de Extensão

Giovana Paris Kintschner

Matheus Augusto de Souza Alexandre

Alunos Voluntários de Extensão

Ana Clara brilho da Silva

Ana Luiza Serrano rocha

Analis Rossi Marlon

André Tarini Domingos

Beatriz de Araujo Moz

Breno Coelho da Costa

Bruna Debatim Furquim

Caio Gottardi Costa

Clara Batista de Souza

Daniel Felipe Burbano Ramires

Diego Garcia Maxwell

Fernando de Facio Rossetti

Georgia Estrela Grande

Giovanna Hitomi Shinada Rigo

Guilherme do Prado Valpassos Viana

Henrique Franco Costa

Julia Carvalho Silva

Julia Possebom

Karin Priscila Coelho Araujo

Katheleen Alves da Silva

Laysla Rodrigues Oliveira

Letícia Alves dos Santos

Livia Maria L Bulherman

Lorena Cartocci Bazanelli

Luis Henrique Crepaldi M.

Luiza Roma Martins

Marcela Jasinski Contreras

Maria Fernanda A. Singh

Nathalia Souza da Costa Yasmin Moscato

Pedro Villa Bassitt

Yasmin Moscato Jorge


[1] Nesta primeira parte, leva-se em conta a definição de “Região Administrativa de Campinas”, da mesma forma empregada pela fonte dos dados, o SEADE/SP. Contudo, na segunda parte, agora por se tratar da finalidade de uma análise sobre questões específicas da localidade regional de Campinas, o esforço reflexivo é direcionado aos aspectos dos municípios componentes da “Região Metropolitana de Campinas”.


Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva

Pós Doutorado em Economia (2013,UNICAMP). Doutorado em Ciências Sociais (2010/PUC-SP), áreas de concentração: relações internacionais e ciência política. Mestrado em Economia (2002/PUC-SP). Graduação em Economia (2000/USF). Pós-graduação em Ciências de Dados. Pós-graduação em Marketing. Pós-graduação em Políticas Publicas. Inúmeros cursos de curta duração: linguagem R, gestão de vendas, marketing digital, finanças corporativas, gestão de custos, contabilidade básica e econometria aplicada, matemática, educação, gestão de negócios. Docente Extensionista da PUC/Campinas; Faculdades de Direito e Ciências Econômicas. (Fonte: Currículo Lattes).


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais