Informativo periódico – A população em situação de rua nas cidades da Região Metropolitana de Campinas

Docente extensionista

Dr. Cristiano Monteiro da Silva

Introdução

Este trabalho busca apreensões do viver social da população em situação de rua, na localidade regional de Campinas. Os olhares deste exploratório analítico de dados chamam a atenção para esta questão social, no sentido de um construtivo viver solidário que possa despertar o poder decisório sobre a urgência de medidas protetivas a essas famílias e pessoas. A solidariedade humana influi sobre as relações entre as pessoas, as famílias, os agrupamentos sociais, até mesmo sobre a institucionalidade constituída, e alcança a capacidade de uma força contagiante sobre as relações formadas em dimensões do econômico, social, político, jurídico e cultural, no sentido da construção da sociabilidade fraterna e solidária. 

O procedimento metodológico faz uso de alguns dados, obtidos do cadastro único, desta forma oferece o exploratório descritivo das características deste grupo social. Este ensaio analítico permite a construção de pontos de vistas sobre este problema social, no sentido de estimular o decisório de ações solidárias e políticas públicas. No próximo momento, a partir dessas iniciativas, vislumbra-se o feito de um nível inferencial que permita novos conhecimentos das famílias e pessoas em situação de rua.

O trabalho mostra uma leitura do padrão etário da população em situação de rua, sequencialmente, a compreensão da composição desta população, por meio dos atributos masculino e feminina, depois o descritivo sobre a raça que é assumida pelas pessoas, tal como expressa a fonte de dados desta pesquisa, enfim, o olhar sobre o grau de instrução, levando-se em conta a situação de sem instrução até a formação em nível superior. As considerações finais apelam para o construtivo de ações e políticas de seguridade social que possam caminhar com a sociabilidade pautada pela solidariedade humana e o bem comum.

  1. População em situação de rua

O primeiro gráfico revela o número de pessoas em situação de rua, a partir de uma vista que se preocupa com a distribuição por gêneros masculino e feminina, tal como se obteve da fonte de dados. As cidades de Campinas, Vinhedo e Nova Odessa desviam um pouco acima da medida central prevalente para o conjunto dessas cidades, ademais a informação de que a população em situação de rua é composta majoritariamente por homens.  

Gráfico 1 – População em situação de rua em cidades da Região Metropolitana de Campinas (Masculino-Feminina/fevereiro 2022)

Fonte: CECAD (2022)

O segundo gráfico expõe a compreensão de que esta população, notadamente em situação de vulnerabilidade social, apresenta a característica da faixa etária acima dos 40 anos. Deduz-se que são faixas etárias que se mantêm mais distantes do quadro de forças que se constitui na dimensão do trabalho social, em outras palavras, o que se nota é uma distância entre essas características da população em situação de rua e aquilo que é prevalente nas estruturas operacionais dos desempenhos corporativos. Obviamente, a dedução posta aqui não permite a conclusão de que a dimensão do trabalho é a única causalidade desta questão social, sabe-se que muitos são os fatores influentes no processo complexo da situação de rua, porém, este é sim um traço deste problema social na localidade regional de Campinas.

Gráfico 2 – Padrão etário da população em situação de rua em cidades da Região Metropolitana de Campinas (fevereiro/2022)

Fonte: CECAD (2022)

O indicador de grau de instrução leva a percepção de que a população em situação de rua está com uma formação que se atribui como primária no sistema educacional prevalente na sociedade. O percentual mais alto deste indicador aparece para a formação de fundamental incompleto. A partir deste indicador se alcança a leitura de uma questão relevante para a reprodução social. O relacional entre a faixa etária desta população, que se viu por meio do gráfico 2, associado com este indicador de grau de instrução, leva a percepção que o agrupamento social que chegou a idade perto de ser idoso, combinado com a baixa escolaridade, que este agrupamento enfrenta maiores agravos e riscos de vulnerabilidade social.

Gráfico 3 – Grau de instrução da população em situação de rua em cidades da Região Metropolitana de Campinas (fevereiro/2022)

Fonte: CECAD (2022)

Por fim, o gráfico 4 demonstra como pessoas em situação de rua se reconhecem no tocante a raça, tal como descrito pela fonte dos dados. Em linhas gerais, a população que se reconhece como branca expressa a medida em torno de 43,5%, a população que se reconhece como parda aparece com percentual envolta de 40,8% e a população que se reconhece como preta com 15,15%.

Gráfico 4 – População em situação de rua em cidades da Região Metropolitana de Campinas (fevereiro/2022)

Fonte: CECAD (2022)

Em síntese, o poder explicativo deste trabalho analítico desvela que a população em situação de rua, na localidade regional de Campinas, considerando o período de tempo recente, agrupa principalmente homens com idade mais perto da condição idosa e baixa escolaridade.  

Considerações finais

Este trabalho analítico da população em situação de rua está alinhado com o contexto da vida social brasileira, na medida em que se expõem condições viventes de pessoas em situação de vulnerabilidade social. A análise exploratória descritiva de dados, considerada neste trabalho analítico, talvez seja o primeiro passo para se melhorar a visão desta questão social, quem sabe possa estimular a promoção de novos conhecimentos que apoiem a apreensão dos fatores mais influentes desta contradição da vida social.

O principal conhecimento apreendido neste trabalho está no desvelar que a população mais perto da condição da idosa, combinada com baixa escolaridade, sofre com esses agravos sociais. Diga-se de passagem, a estrutura social no país está caminhando para condições de maior razão de dependência dos idosos. Portanto, este padrão tem que ser mais bem compreendido, tendo em vista imediatas e futuras ações solidárias e políticas públicas.

O poder decisório de ações sociais e políticas públicas pode acompanhar o posicionamento social das pessoas, especialmente, as pessoas com mais idade, que se mantêm distantes da condição prevalente na reprodução sistêmica, no sentido de antever e combalir a situação de agravo social que se manifesta como pessoas em situação de rua. Talvez assumir a solução que passa pela construção de analítico dinâmica em territórios das cidades da Região Metropolitana de Campinas, tendo em vista as apreensões de como esse agrupamento vai se distanciando as condições sociais viventes nas municipalidades, seja um caminho para se construir medidas protetivas para essas famílias e pessoas.  

  1. Referências bibliográficas

CECAD – Cadastro Único. Disponível em: https://cecad.cidadania.gov.br/tab_cad.php. Acesso em: 22 de abril de 2022.

SEADE. Pesquisa de investimentos anunciados no Estado de São Paulo. Disponível em: http://www.piesp.seade.gov.br/. Acesso em: 20 de abril de 2022.

Alunos Bolsistas de Extensão

Giovana Paris Kintschner

Matheus Augusto de Souza Alexandre

Alunos Voluntários de Extensão

Ana Clara Brilha da Silva

Ana Luiza Serrano rocha

Analís Rossi Marlon

André Tarini Domingos

Beatriz de Araujo Moz

Breno Coelho da Costa

Bruna Debatim Furquim

Caio Gottardi Costa

Clara Batista de Souza

Daniel Felipe Burbano Ramires

Diego Garcia Maxwell

Fernando de Facio Rossetti

Georgia Estrela Grande

Giovanna Hitomi Shimada Rigo

Giovana Silva

Guilherme do Prado Valpassos Viana

Henrique Franco Costa

Julia Carvalho Silva

Julia Possebom

Karin Priscila Coelho Araujo

Katheleen Alves da Silva

Laysla Rodrigues Oliveira

Letícia Alves dos Santos

Livia Maria L Bulherman

Lorena Cartocci Bazanelli

Luis Henrique Crepaldi M.

Luiza Roma Martins

Marcela Jasinski Contreras

Maria Fernanda A. Singh

Nathalia Souza da Costa Yasmin Moscato

Pedro Villa Bassitt

Yasmin Moscato Jorge


Prof. Dr. Cristiano Monteiro da Silva

Pós Doutorado em Economia (2013,UNICAMP). Doutorado em Ciências Sociais (2010/PUC-SP), áreas de concentração: relações internacionais e ciência política. Mestrado em Economia (2002/PUC-SP). Graduação em Economia (2000/USF). Pós-graduação em Ciências de Dados. Pós-graduação em Marketing. Pós-graduação em Políticas Publicas. Inúmeros cursos de curta duração: linguagem R, gestão de vendas, marketing digital, finanças corporativas, gestão de custos, contabilidade básica e econometria aplicada, matemática, educação, gestão de negócios. Docente Extensionista da PUC/Campinas; Faculdades de Direito e Ciências Econômicas. (Fonte: Currículo Lattes).


Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais