Mercado de Trabalho na Região Metropolitana de Campinas – Julho

Giuliana Resende Caricilli

Matheus Augusto de Souza Alexandre

Apresentação

Neste mês de julho o informativo mensal que monitora a evolução do emprego nos 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) segue divulgando no novo formato iniciado apresentado no mês de junho de 2023, acrescentando ao conjunto de indicadores frequentemente disponibilizados, foram acrescentadas informações quanto às ocupações e quanto aos padrões de remuneração.

As tabelas e figuras apresentadas são elaboradas a partir dos dados disponibilizados pelo Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (NovoCAGED), disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Como será visto a seguir, as figuras apresentas para a RMC, foram extraídas do Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, que é uma ferramenta interativa elaborada pela equipe de discentes do Observatório PUC-Campinas para o monitoramento do fluxo de empregados. Em breve esse painel estará disponível para consulta no site do Observatório PUC-Campinas.

Lembrando que, por seguir o calendário do Ministério do Trabalho, neste informativo de julho são apresentados os dados de junho.

1. Destaques para Junho de 2023
  • No mês de Junho, a RMC registrou um saldo negativo de empregos, com perda de 805 contratos de trabalho. O setor que mais contribuiu para tal valor foi o da Agricultura, que viu um saldo de -1.754, mas outros como Comércio, Construção Civil, Indústria, Administração Pública também obtiveram valores negativos. A atividade de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras foi o maior saldo, com 863 empregos gerados.
  • Foi a primeira vez desde dezembro de 2022 que a região apresentou um saldo negativo de movimentações de postos de trabalho. Segundo a série histórica, disponibilizada na figura 1, não é comum observar um saldo negativo no mês de junho. No entanto, algumas características se mantiveram: as mulheres, os jovens de 17 a 24 anos e as pessoas com ensino médio completo continuam a ser o perfil mais demandado. Vale destacar que todos os demais grupos apresentaram saldos negativos, ou seja, o sexo masculino, as faixas etárias superiores a 25 anos e as demais escolaridades diferentes do ensino médio.
  • Seguindo a tendência, as mulheres continuam recebendo, em média, cerca de 85% do valor pago aos homens. Além disso, tanto na lupa de idade como na de escolaridades, confirma que os admitidos entram ganhando um salário abaixo do que aqueles que foram demitidos em quase todos os casos.
  • Isolando os dois grupos mais contratados, ambos estão sendo admitidos com contatos de trabalho cuja renda fica bem abaixo da média do ano anterior. No caso dos jovens de 18 a 24 anos, a diferença da média salarial em relação a 2022 chega a quase R$300. Vale destacar que perfil de trabalhador dou contratado para o setor de serviços.
  • Conforme se observa na Figura 5 O segmento dos serviços de Alojamento e Alimentação merece destaque, dado que no mês de maio foi um dos que mais demitiu e, em junho, foi o segundo que mais admitiu novos empregados. As ocupações mais demandadas foram trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação, seguido de vagas para embaladores e alimentadores de linhas de produção.
  • A despeito do saldo negativo, o valor da remuneração média dos trabalhadores admitidos na RMC foi R$ 2.245,79.
  1. Quadros e Figuras

Quadro 1: Saldo de emprego por setor de Atividade. Brasil, São Paulo e RMC, junho de 2023

RMC São Paulo Brasil
Agricultura, pecuária, produção florestal pesca e aquicultura -1.754 10.949 27.481
Comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas -91 4.802 20.765
Construção Civil -64 1.709 20.563
Indústria Geral -359 -1.047 12.068
Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais -335 -1.283 6.144
Alojamento e alimentação 482 4.382 13.214
Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas 863 12.121 39.302
Outros serviços + Domésticos 115 1.178 5.903
Transporte, armazenagem e correio 338 3.164 11.180
Total -805 35.975 156.620

Fonte: Painel NovoCaged, Ministério do Trabalho, 2023

Figura 1. Saldo de movimentações, RMC. junho de 2023

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente

Figura 2. Perfil de Remunerações, RMC. junho de 2023

Interface gráfica do usuário, Gráfico, Gráfico de barras Descrição gerada automaticamente

Figura 3. Mapa da criação de empregos para os selecionados com Ensino Médio, RMC. Junho de 2023

Mapa Descrição gerada automaticamenteFonte: Painel de Informações do Novo CAGED – RMC, elaboração própria a partir dos microdados do NovoCaged, MTP.

Figura 4. Mapa da criação de empregos para jovens de 18 a 24 anos, RMC. Junho de 2023

Figura 5. Ocupações mais demandadas, RMC. Junho de 2023

Interface gráfica do usuário, Aplicativo Descrição gerada automaticamente