Panorama de investimentos no município de Campinas (2012 – 2022)

Panorama de investimentos no município de Campinas (2012 – 2022)

 

 

Dr. Cristiano Monteiro da Silva

Docente extensionista – Observatório PUC-Campinas[1]

 

Davi Machado P. Amaral

Aluno Voluntário de Extensão – Faculdade de Ciências Econômicas

Giovana Silva  

Aluna Bolsista de Extensão – Faculdade de Direito

Lívia Maria Tibúrcio Bulhman

Aluna Bolsista de Extensão – Faculdade de Ciências Econômicas

Matheus Constante Costa  

Aluno Voluntário de Extensão – Faculdade de Ciências Econômicas

 

 

Introdução

 

Este trabalho analisa aspectos do recente processo decisório de investimentos no município de Campinas, sem perder de vista as localidades regionais do estado de São Paulo. A construção analítica patenteia apreensões acerca da dinâmica de investimentos em atividades econômicas, designadamente as leituras da categoria de valor e da destinação setorial dos investimentos, o que, por sua vez, baseia a reflexão sobre as relações dinâmicas envolvendo esses dispêndios produtivos e  as condições socioeconômicas para o emprego e o produto, contribuindo para futuras decisões estratégicas de investimentos e políticas públicas viáveis ao desenvolvimento socioeconômico na municipalidade de Campinas.

O objetivo central deste trabalho é apoiar uma construção diagnóstica prestada aos fatores relacionados ao processo decisório de investimentos em atividades econômicas instaladas em Campinas, servindo aos esforços reflexivos abrangentes dos melhores sentidos ao desenvolvimento socioeconômico neste município.

A abordagem metodológica incorpora uma análise sistêmica da fenomenologia relacionada ao decisório de investimentos na espacialidade de Campinas. A dimensão técnica é constituída por uma análise exploratória de dados pertinente ao processo decisório de “investimentos confirmados”. A fonte de dados é o SEADE (2022). A construção reflexiva é substanciada por categorias avistadas no mencionado processo decisório de investimentos, incluindo o analítico de medidas estatísticas.

A estrutura deste trabalho está composta pela análise de fatores inscritos na realidade de Campinas, de maneira especial, a construção analítica do valor e da destinação setorial de investimentos, incluindo as descrições detalhadas das formas de investimentos em diferentes segmentos instalados na Indústria, em Serviços e no Comércio, continuada por uma leitura do panorama de investimentos em distintas regiões do estado de São Paulo. A etapa conclusiva deste trabalho expõe ideias derivadas desta construção analítica, sendo que a oferta dessas ideias busca contribuir com o debate sobre os desafios estratégicos ligados ao processo decisório de investimentos e a dinâmica socioeconômica na municipalidade de Campinas.

Destaques

 

  • A Região de Campinas assume uma posição especial no processo decisório de investimentos, comparada a diversas localidades regionais do estado de São Paulo, respeitante ao período de 2012 a 2022.
  • No município de Campinas, a maior parte dos investimentos confirmados em atividades da Indústria, de Serviços e do Comércio está classificada como implantação, ou seja, os resultados asseguram diferentes níveis de criação de empresas ou unidades locais. Na Indústria, este mencionado tipo de investimentos equivalente a 63%, no setor de Serviços, o percentual encontra-se perto de 59%, o Comércio aparece com 96% do valor total.
  • Os investimentos designados aos segmentos da Indústria aparecem como implantação de empresa de produção de painéis de energia fotovoltaica, construção de fábrica de produção de painéis solares, construção de fábricas de veículos elétricos, implantação de fábrica de ônibus elétricos, entre outros importantes tipos de investimentos. Convém ressaltar que são investimentos alinhados aos sentidos do desenvolvimento sustentável, bem como aos novos paradigmas tecnológicos assumidos na dinâmica da Indústria, no plano mundial.
  • O setor de Serviços, sobretudo os segmentos classificados como Serviços Intensivos em Conhecimentos e Tecnologias, aparecem como protagonistas das decisões de investimentos na municipalidade de Campinas, sendo que em alguns anos desta série, que percorre o período de 2012 a 2022, o setor de Serviços atingiu a expressividade de mais de 70% do valor total de investimentos confirmados nesta localidade municipal.
  • Os segmentos de Serviços denominados como Pesquisa e Desenvolvimento Científico, Atividades de Atenção à Saúde Humana, Serviços de Tecnologia de Informação e Educação promoveram importantes e valiosos investimentos para a criação de novas tecnologias de energia solar na área de semicondutores, a construção de laboratório de tecnologia de banco digital, a construção de complexo de acelerador de partículas, os espaços de cocriação de experiências digitais, a pesquisa e o desenvolvimento de softwares, a abertura de centro de trauma em hospital, a inauguração de franquia de moradia de longa permanência de idosos, a inauguração de centro de oncologia, o desenvolvimento de tecnologias relacionadas a internet das coisas, a inteligência artificial, a ampliação de data center, a instalação de empresa de tecnologia de informação especializada em gestão integrada, a instalação de equipamento simulador de voo para treinamento em aeronave, entre outros importantes e valiosos investimentos.
  • No período de 2012 a 2022, o setor de Serviços de Campinas alcançou o valor de investimentos que se situa entre os mais altos no plano estadual de São Paulo, comparado ao valor de investimentos realizado pelo setor de Serviços dos demais municípios desta localidade. Sem dúvida, um resultado muito valioso, cuja fenomenologia socioeconômica carece de investigações científicas.
  • As relações sistêmicas que norteiam o processo decisório de investimentos, nesta temporalidade, no que diz respeito ao município de Campinas, reproduzem uma base econômica constituída por diferentes tamanhos de empresas, assegurando empregabilidade para os diferentes agrupamentos da população economicamente ativa, de forma especial os empregos de pessoas inscritas na faixa etária de 18 a 29 anos.
  • Em síntese, o desafio estratégico passa por revestir a dinâmica socioeconômica, que atualmente é pautada por grandes, importantes e valiosos investimentos, no sentido dinâmico socioeconômico pautado por projetos de investimentos expressivos das relações características da densidade produtiva, sobretudo o que concerne às bases industriais e aos serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, em localidades municipais, partindo da condição especial de Campinas.

 

  1. Investimentos confirmados no município de Campinas

 

A dinâmica socioeconômica de Campinas contou com muitos investimentos, durante o período de 2012 a 2022. De acordo com o gráfico 1, no primeiro ano desta série – 2012 -, o valor total de investimentos aparece bem acima da média. Convém o registro: a maior parte deste alto valor está constituída por um importante e valioso investimento, destinado à Infraestrutura, em particular, para o segmento de armazenamento e atividades auxiliares de transportes, tendo em vista a reforma e a compra de equipamentos do Aeroporto Internacional.

 

Gráfico 1 – Valor de investimentos confirmados no município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

            A dinâmica socioeconômica de Campinas, respeitante ao período de 2012 a 2022, alcançou o valor de investimentos acima da média preenchida pelo conjunto dos municípios da Região de Campinas. Portanto, o município de Campinas assume uma posição especial no processo decisório de investimentos.[2]

O gráfico 2, posto logo abaixo, expõe que a maior parte desses investimentos foi destinada à Infraestrutura e aos Serviços, seguida pelos dispêndios produtivos colocados na Indústria.

 

Gráfico 2 – Valor de investimentos confirmados em atividades econômicas do município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

            A construção reflexiva subentendida neste texto reconhece que se pode enxergar relações entre as atividades econômicas, por exemplo, que os dispêndios designados à infraestrutura, provavelmente beneficiaram os desempenhos das atividades da Indústria e dos Serviços, e que alguns dos dispêndios alocados no setor de Serviços, possivelmente estão associados à dinâmica da Indústria. Enfim, sabe-se que este processo decisório de investimentos, que abrange diferentes atividades da produção e circulação de bens e serviços, deriva de relações sistêmicas.

Dito isto, reforça-se o propósito deste trabalho, isto é, promover conhecimentos sobre o decisório de investimentos em atividades econômicas, no sentido de estimular futuras construções reflexivas que abranjam propriedades e relações socioeconômicas envoltas ao processo decisório de investimentos no município de Campinas, caminhando para outras localidades municipais e regionais do estado de São Paulo.

O valor de investimentos, devidamente classificado como Ampliação reflete algo perto de 55% do valor total, sendo que este resultado se ajunta com o percentual aproximado de 17%, correspondente à categoria de Ampliação/Modernização. Enfim, os investimentos caracterizados como Implantação, neste tempo, estão posicionados perto de 26% do valor total.[3] O conjunto dessas informações pode ser acessado via o gráfico 3, posto logo abaixo.

 

Gráfico 3 – Tipos de investimentos confirmados no município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

 

Na sequência, busca-se uma análise exclusiva das formas de investimentos alocadas em cada setor econômico situado em Campinas. Pode-se afirmar que o tipo ampliação alcançou o valor mais expressivo em investimentos destinados à Infraestrutura, chegando ao percentual de pouco mais de 97% do valor total. Contudo, no tocante às atividades da Indústria, de Serviços e do Comércio, o tipo reconhecido como implantação liderou decisões de investimentos. Na Indústria, este mencionado tipo de investimento teve resultado de 63%, no setor de Serviços, o percentual ficou perto de 59%, por fim, o Comércio contou com 96% do valor total. Destaca-se que a categoria de implantação compreende os dispêndios responsáveis pela instalação de novas empresas ou unidades locais.

            Esta construção reflexiva agora caminha para uma dimensão que abrange os segmentos dos setores econômicos constituídos no município de Campinas, ou seja, se antes o esforço reflexivo voltava-se a Infraestrutura, Indústria, Serviços e Comércio, doravante, os olhares apurados dirigem-se para os segmentos desses setores econômicos.[4] No primeiro momento, a discussão perpassa as atividades apuradas na dimensão da Infraestrutura.

O gráfico 4, posicionado logo abaixo, levanta a percepção que o segmento de armazenamento e atividades auxiliares dos transportes contou com o valor mais alto de investimentos confirmados. Reitera-se que a maior parte deste valor foi constituída por um importante e valioso investimento, efetivado em 2012, apontado como ampliação, reforma e compra de equipamentos do Aeroporto Internacional de Viracopos, tal como relatado na primeira parte deste texto.

Neste trabalho, os olhares analíticos vão além deste importante e valioso investimento, pedindo atenção para os dispêndios destinados ao tratamento e distribuição de água, transporte terrestre, eletricidade, gás e outras utilidades, esgoto e atividades relacionadas, enfim, ao conjunto das atividades aglutinadoras de investimentos em Infraestrutura, no âmbito do município de Campinas, no período em pauta.

 

 

Gráfico 4 – Valor de investimentos confirmados em Infraestrutura no município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

 

            O próximo gráfico comprova investimentos em atividades produtivas da Indústria. Pode-se argumentar que a maior parte desses investimentos foi movida por segmentos de alto valor da Indústria, em outros termos, pelos setores ofertantes de produtos complexos, por exemplo, a Fabricação de Máquinas e Equipamentos, a Fabricação de Veículos Automotores, a Fabricação de Produtos Farmoquímicos e Farmacêuticos, entre outros segmentos de alta complexidade econômica.

Gráfico 5 – Valor de investimentos confirmados em atividades da Indústria no município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

           

Os investimentos designados às atividades da Indústria de Alto Valor, acolhidos como implantação, no período em pauta, aparecem como implantação de empresa de produção de painéis de energia fotovoltaica, construção de fábrica de produção de painéis solares, construção de fábricas de veículos elétricos, implantação de fábrica de ônibus elétricos, entre outros importantes tipos de investimentos.

Entretanto, os valores de investimentos, tipificados como ampliação e ampliação/modernização também aparecem como expressivos perante o valor total. Pede-se atenção para o importante e valioso investimento alocado na atividade de Fabricação de Produtos de Borracha e Material Plástico, descrito como ampliação e modernização de uma fábrica de pneus.

O setor do Comércio contou com valiosos investimentos. Neste ínterim, o Comércio Varejista foi o que cumpriu o mais alto valor de investimentos, sendo que este valor foi distribuído em investimentos na instalação de loja de departamentos, construção de supermercados com predominância de alimentos, instalação de lojas de roupas e acessórios, inaugurações de franquias, inauguração de loja de móveis, entre outros importantes tipos de investimentos alocados no Comércio em Campinas.

 

Gráfico 6 – Valor de investimentos confirmados em atividades do Comércio no município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

            O próximo gráfico explicita os investimentos destinados ao setor de Serviços. Convém trazer para cá informações abordadas na parte inicial deste texto. Reitera-se que o município de Campinas se encontra entre as localidades que mais promoveram investimentos, neste debatido contexto das regiões do estado de São Paulo. Além disso, o setor de Serviços mostrou a melhor distribuição de investimentos, considerando as categorias de valor e abrangência de segmentos.[5]

 

Gráfico 7 – Valor de investimentos confirmados em atividades dos Serviços no município de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

            No que concerne aos segmentos que receberam investimentos no setor de Serviços, conforme consta no gráfico 7 posto logo acima, o segmento definido como Atividades Imobiliárias foi o que recebeu o valor mais alto de investimentos. Contudo, mais uma vez, detalha-se que este valor expressivo é influenciado por um importante e valioso investimento, descrito como instalação de prédio de escritório, centro de treinamento, galpões para logística, indústria leve e tecnológica, que se situa perto de 38% do valor total investido. Os demais investimentos também destinados a este mencionado segmento dão conta da expansão de operações de startup de administração de condomínios, instalação de centro empresarial, entre outros importantes serviços de Atividades Imobiliárias.

Os segmentos de Serviços atribuídos como Pesquisa e Desenvolvimento Científico, Atividades de Atenção à Saúde Humana e Educação também receberam valiosos investimentos. Destaca-se que esses segmentos são classificados como Serviços Intensivos em Conhecimentos e Tecnologias. Neste particular, os investimentos estão descritos como criação de novas tecnologias de energia solar na área de semicondutores, a construção de laboratório de tecnologia de banco digital, a construção de complexo de acelerador de partículas, os espaços de cocriação de experiências digitais, a pesquisa e o desenvolvimento de softwares, a abertura de centro de trauma em hospital, a inauguração de franquia de moradia de longa permanência de idosos, a inauguração de centro de oncologia, instalação de equipamento simulador de voo para treinamento em aeronave, entre outros importantes dispêndios que foram confirmados no sistema de Serviços em Campinas.

À primeira vista, esses investimentos carregam relações com a dinâmica da Indústria, por exemplo, a pesquisa e o desenvolvimento de softwares, as demandas do complexo tecnológico constituído no sistema de saúde, enfim, alguns bons exemplos de investimentos que expressam sinergias entre Indústria e Serviços de Valor na municipalidade de Campinas.

Os segmentos de Serviços de Tecnologias de Informação, que também se enquadram na classificação de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, contaram com investimentos em desenvolvimento de tecnologias relacionadas a: internet das coisas, inteligência artificial, ampliação de data center, instalação de empresa de tecnologia de informação especializada em gestão integrada, entre outros importantes investimentos. Convém destacar que esses importantes e valiosos investimentos, à primeira vista, situam-se na estratégia da construção de cidades inteligentes.

Os mencionados segmentos de Serviços de Tecnologias de Informação, além da oferta de valor expressivo de investimentos, por conta da própria natureza, também aparecem como ponto de apoio para a dinâmica socioeconômica inovadora, diante do contexto da Revolução Digital que vivem muitas localidades do país e do mundo.

O segmento serviços de Alojamento desponta uma série de investimentos, sendo que esses investimentos estão descritos como inauguração de hotéis, construção de centros de convenções, entre outros dispêndios valiosos.

A partir disso, chega-se à conclusão de que todos os setores econômicos promoveram importantes e valiosos investimentos no município de Campinas, no período em pauta.

Entretanto, convém destacar a posição do setor de Serviços, pois a expressividade de seus investimentos pode ser comparada com o valor total de investimentos assumido pelos demais setores. Como se sabe, em alguns anos desta série de dados, o valor de investimentos do setor de Serviços representou mais de 70% do valor total na municipalidade de Campinas.

 

1.1 Notas preliminares acerca dos fatores de produtividade do trabalho em segmentos de Serviços em Campinas

 

Esta parte do texto, serve apenas para levantar uma leitura complementar de alguns aspectos constatados no processo decisório de investimentos, destacadamente a situação do setor de Serviços, em função das condições verificadas em Campinas, no período em pauta. Trata-se de uma leitura adicional, por meio da qual expõe-se novos elementos desta construção reflexiva a respeito do processo decisório de investimentos.

A análise dos investimentos no setor de Serviços incita leituras dos fatores socioeconômicos viventes em Campinas, peculiarmente, o movimento da criação de empresas, considerando os distintos tamanhos de estabelecimentos, além dos possíveis nexos relativos às decisões de investimentos e à inserção laboriosa em segmentos econômicos, especialmente nos segmentos de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, enfim, poucos e importantes fatores que são basilares para a apreensão dos desafios e planos estratégicos para a dinâmica socioeconômica no âmbito de Campinas.[6]

Os segmentos de Serviços instalados em Campinas, como é da própria natureza desses segmentos, mostram a participação expressiva de variados tamanhos de empresas, desde as empresas que trabalham com até 4 funcionários, até as grandes empresas com número superior a 1000 funcionários.

Convém ressaltar que os referidos segmentos de Serviços também estão constituídos por grandes empresas, que assumiram importantes e valiosos investimentos. Deduz-se que o alto valor de investimentos empenhado por essas grandes empresas tem favorecido a dinâmica socioeconômica em diferentes localidades consideradas neste trabalho.[7]

A realidade socioeconômica, constituída por diferentes tamanhos de empresas, pode ser observada em diferentes segmentos dos Serviços. Todavia, nos segmentos classificados como “Serviços de Empresas”, como são os segmentos de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, a estrutura está composta por estabelecimentos de diferentes tamanhos. Nos segmentos caracterizados como serviços de “Consumo Familiar”, por exemplo, no segmento de Alimentação, transparece uma composição preenchida por número expressivo de empresas que contam com até 50 funcionários, tal como aparece no gráfico 8.

Gráfico 8 – Tamanho de estabelecimentos em segmentos de Serviços em Campinas, 2012 a 2021

Fonte: RAIS (2021)

Sequencialmente, o texto expõe o número de empregos nesses segmentos de Serviços, distribuídos por faixas etárias. Destaca-se que os segmentos de serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias aparecem entre os que asseguraram o mais alto número de empregos formais, no período em pauta.

O processo social ligado à dimensão da empregabilidade intensiva em conhecimentos e tecnologias, na região de Campinas, concernente ao ano de 2021, mostra que esses segmentos compuseram algo perto de 30% da empregabilidade de pessoas inscritas na faixa etária de 18 a 29 anos. [8]

Além da expressividade associada ao número de empregos formais, põe-se em evidência outros aspectos que podem ser levados em conta nesta discussão. Quando se leva em conta o processo da transição demográfica que vive a sociedade brasileira, evidentemente, tal processo social também se manifesta na localidade de Campinas, chega-se à conclusão de que esses segmentos têm assegurado afiliações ao trabalho social de uma parte da população economicamente ativa, em especial as pessoas inscritas na faixa etária de 18 a 29 anos, no município de Campinas. A mesma leitura é cabível para os assuntos dos agravos sociais que norteiam a situação vivente de pessoas inscritas nesta faixa etária. Esta discutida dinâmica socioeconômica, pautada pelas relações entre os dispêndios de investimentos e a posição ascendente das atividades intensivas em conhecimentos e tecnologias, pode ser construtiva para os pensares das políticas de inclusão social, em sentido amplo.

 

Gráfico 9 – Empregos em segmentos de Serviços no município de Campinas, faixa etária, em 2021

Fonte: RAIS (2021)

 

Os segmentos de Serviços abordados neste trabalho aparecem como representativos da empregabilidade formal, que combina o grau de instrução prescrito como ensino médio e superior completo.

 

 

Gráfico 10 – Empregos em segmentos de Serviços no município de Campinas, grau de instrução, em 2021

Fonte: RAIS (2021)

 

Convém observar que esses segmentos de serviços, sobretudo os serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, caminham com estrutura que incorpora diferentes tamanhos de empresas, incluindo as que são reconhecidas como pequenas e médias empresas, assegurando a empregabilidade da população inscrita na faixa etária de 18 a 29 anos. Além disso, é muito importante levar em conta as empregabilidades associadas aos graus de instrução de médio completo e superior completo. Sem dúvida, são fatores de alto valor para o construtivo de estratégias pertinentes à densidade produtiva, debatida neste trabalho.

 

 

  1. Investimentos confirmados em regiões do Estado de São Paulo

 

Chegando à segunda parte deste trabalho, doravante as atenções serão voltadas para uma leitura do panorama das regiões do estado de São Paulo, tendo em vista dar luz ao que já está discutido neste texto. Além disso, será feito o esforço para a construção de outras possíveis ideias pertinentes e exclusivas da situação vivente socioeconômica no município de Campinas.

O gráfico 11, sendo o primeiro desta nova série, possibilita apreender que a Região de São Paulo aparece na liderança do processo decisório de investimentos, que abrange a categoria de valor investido. Em seguida, aparece a Região de Campinas[9], tendo importantes e valiosos investimentos, no período de 2012 a 2022.

Gráfico 11 – Valor de investimentos confirmados em regiões do Estado de São Paulo, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

Esta leitura panorâmica, envolvendo diferentes regiões do estado de São Paulo, fornece mais substâncias para a ideia, devidamente levantada na primeira parte deste trabalho, de que a Região de Campinas aparece em posição de destaque no tocante ao processo decisório de investimentos no plano estadual.

A leitura panorâmica, considerando o valor de investimentos confirmados em distintas regiões do estado de São Paulo, concernente ao período de 2012 a 2022, pode ser ampliada com a discussão sobre a destinação setorial dos investimentos.

Neste sentido, o gráfico 12 colabora com o analítico da destinação dos investimentos para Indústria, Serviços, Comércio, Agropecuária e Infraestrutura. O que mais chama a atenção é a diversificação desses investimentos, ou seja, a distribuição dos dispêndios produtivos para todos os setores econômicos das distintas localidades regionais do estado de São Paulo.

Gráfico 12 – Investimentos confirmados em atividades econômicas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

Convém destacar que o valor de investimentos confirmados no setor de Serviços da Região de São Paulo, quando o olhar se volta para o quadro comparativo entre distintas localidades regionais do plano estadual, representou mais de 70% do valor total abrangente das distintas regiões. Sequencialmente, a Região de Campinas aparece com percentual próximo de 16% do valor total de investimentos no setor de Serviços. Portanto, mais uma vez, compreende-se que praticamente essas duas regiões sobrepuseram a média dos valores de investimentos no setor de Serviços, no plano estadual.

Contudo, agora levantando outros valores, sob a ótica de municípios, de acordo com este novo critério, cabe destacar que o município de Campinas aparece entre os primeiros colocados no plano estadual, ficando atras apenas da capital São Paulo e do município de Osasco.

Por fim, nota-se que em algumas regiões do estado de São Paulo, como é o caso da Região de Campinas, os resultados de valor de investimentos mostram alta densidade entre a Indústria e o setor de Serviços, informação que pode ser apurada via o gráfico 12, que está posicionado logo acima.

Na sequência, o gráfico 13 permite avanços nesta construção reflexiva dedicada à leitura panorâmica de investimentos confirmados em diferentes localidades regionais do estado de São Paulo. Neste sentido, verifica-se que os investimentos, tipificados como implantação, no período de 2012 a 2022[10], corresponderam a algo perto de 57% do total.

 

Gráfico 13 – Tipos de investimentos confirmados, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

 

Doravante, indo para a parte final deste trabalho, a construção reflexiva espelha os resultados da Região de Campinas, na temporalidade de 2012 a 2022. Sabe-se que tal região envolve um conjunto expressivo de municípios, não apenas Campinas. A série, mostrada no seguinte Gráfico 14, confirma um valor expressivo de investimentos, bem acima da média, no ano de 2022. Todavia, este valor dependeu de um importante investimento, descrito como instalação de fábrica de utilitários esportivos.

 

Gráfico 14 – Valor de investimentos na Região de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

 

Este olhar pode ser mediado pelo esforço analítico da destinação setorial de investimentos confirmados na Região de Campinas. O gráfico 15, ilustra bem a trajetória dos dispêndios abrangentes da Indústria e dos Serviços, incluindo valiosos investimentos na Infraestrutura. Durante toda a série, os dois mencionados setores estiveram bem próximos, porém, no ano de 2022, muito em função do relatado investimento feito na Indústria, este setor situou-se bem acima dos Serviços.

 

Gráfico 15 – Valor de investimentos em atividades econômicas na Região de Campinas, 2012 a 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

 

Reitera-se que este processo decisório de investimentos, que perpassa os diferentes setores econômicos, é bastante valioso para a dinâmica econômica regional, na medida em que impacta a construção estratégica da densidade produtiva. Em outras palavras, o processo sinérgico entre as atividades econômicas, capaz de agregar valor ao produto, impulsiona a dinâmica socioeconômica nas localidades em pauta.

 

De acordo com os dados pertinentes das diversas regiões do estado de São Paulo, o recente ano de 2022, aparece com alto valor de investimentos. O gráfico 16, logo abaixo, dá conta das peculiaridades deste período, considerando as diferentes localidades regionais.

 

Gráfico 16 – Valor de investimentos confirmados em regiões do Estado de São Paulo, 2022, em milhões de reais

Fonte: SEADE (2022)

 

Em 2022, os investimentos foram efetivados em diversas atividades econômicas das regiões do estado São Paulo, como Indústria, Serviços, Comércio, Infraestrutura e Agropecuária, conforme consta no gráfico 17, posto logo abaixo.

 

Gráfico 17 – Valor de investimentos confirmados em atividades econômicas nas regiões do Estado de São Paulo (2022)

Fonte: SEADE (2022)

 

Neste ano, o ponto central é que os tipos de investimentos, em maior medida, expressam as classificações de ampliação e implantação.

 

Gráfico 18 – Tipo de investimentos em regiões do Estado de São Paulo (2022)

Fonte: SEADE (2022)

 

Convém ressaltar que os resultados de algumas regiões estão marcados pelo tipo de implantação, por exemplo, a Região de Campinas, no período em pauta.

 

Conclusão

A construção reflexiva empenhada neste trabalho, relativa aos aspectos ligados ao processo decisório de investimentos, no que diz respeito a municipalidade de Campinas, associada à leitura panorâmica de outras distintas localidades regionais do estado de São Paulo, permitiu algumas apreensões acerca do processo decisório de investimentos, que são fundamentais para se avançar na construção diagnóstica da dinâmica socioeconômica na municipalidade de Campinas.

Neste trabalho, o ponto que merece destaque passa pela compreensão que o município de Campinas está bem posicionado no processo decisório que influencia a dinâmica de investimentos na Região de Campinas, ficando à frente dos diversos municípios componentes desta localidade regional.

Ademais, o processo decisório de investimentos, relativo ao município de Campinas está bem associado ao que se conhece como Serviços de Valor, especialmente, os segmentos de Serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias.

A dinâmica dos serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, no que concerne à situação do município de Campinas, no período em pauta, assumiu a condição ascendente da empregabilidade formal, de forma especial, as pessoas inscritas na faixa etária de 18 a 29 anos, mediada por aspectos qualitativos que são marcantes do conjunto da população economicamente ativa do município, bem como a constituição de uma base econômica constituída por diferentes portes de empresas.

A dinâmica socioeconômica é impulsionadora de pequenas e médias empresas, com alto potencial de densidade com as atividades da Indústria, Comércio e a própria capacidade do sistema local de Serviços.

Sabe-se que o ambiente sistêmico, complexo por sua natureza, pesa muito sobre as decisões de investimentos, conduzidas pelos agentes privados e públicos. Neste sentido, este trabalho também assimila leituras de que o processo decisório de investimentos da Indústria, especialmente, as atividades caracterizadas como Indústria de média e alta complexidade, muito influencia as decisões de investimentos em atividades de Serviços, Comércio, entre outras atividades econômicas. Além disso, sabe-se que a situação vivente no país está marcada por fatores que limitam a eficiência marginal dos investimentos, em especial, a condição dinâmica associada à Indústria. O texto nunca se desprendeu deste recurso reflexivo.

Todavia, este trabalho ofereceu os ganhos da análise exploratória dos diversos investimentos confirmados em regiões do estado de São Paulo. A análise detalhou os diversos investimentos, tipificados como ampliação, ampliação/modernização, implantação, promovidos pelas atividades da Indústria, Serviços e Comércio, no período em pauta.

Neste sentido, este trabalho incentiva novas leituras que considerem os impactos da divisão internacional do trabalho, bem como, o nível de desenvolvimento socioeconômico em localidades regionais, especialmente, as localidades influenciadas pelas capacidades produtivas de alto valor da Indústria, sendo assim, associado aos demais fatores do ambiente sistêmico, incluindo a situação vivente da transformação digital, culmine em decisões de investimentos que possam ser mais influentes em segmentos de Serviços, sobretudo, os serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias.

Em síntese, o desafio estratégico passa por revestir a dinâmica socioeconômica, que atualmente é pautada por grandes, importantes e valiosos investimentos, no sentido dinâmico socioeconômico pautado por projetos de investimentos expressivos das relações características da densidade produtiva, sobretudo, o que concerne as bases industriais e os serviços intensivos em conhecimentos e tecnologias, em localidades municipais, partindo da condição especial de Campinas.

 

Referências bibliográficas

 

JANNUZZI, Paulo M. Indicadores sociais no Brasil. São Paulo: Alínea, 2012.

RAIS – Ministério do Trabalho e Previdência. Disponível em: www.mte.gov.br.  Acesso em: 10/05/2023.

SEADE. PIESP – Pesquisa de Investimentos no Estado de São Paulo. Disponível em: www.seade.gov.br. Acesso em: 10/05/2023.

[1] Este informativo sobre o processo decisório de investimentos no município de Campinas corresponde a uma atividade específica do Acordo de Cooperação Técnica entre o Observatório PUC-Campinas e a Prefeitura Municipal de Campinas.

 

[2] Este argumento apenas reflete uma leitura do panorama das decisões de investimentos em localidades regionais do estado de São Paulo. O texto não se dedica à investigação e à discussão acerca das relações determinantes de investimentos, nem mesmo diz respeito à discussão sobre a taxa de investimentos em localidades regionais e municipais.

[3] Os investimentos confirmados na cidade de Campinas foram classificados da seguinte maneira: ampliação, ampliação/modernização, implantação e modernização. Os investimentos são classificados pelo tipo de ação que ocorrerá ou que está ocorrendo: a) implantação: instalação de novas empresas ou unidades locais no estado; b) ampliação: gastos na expansão da empresa e/ou compra de máquinas e equipamentos para ampliar sua capacidade produtiva; c) modernização: gastos na substituição de máquinas e equipamentos e/ou melhoria de instalações e processos produtivos. Ver: SEADE (2022). PIESP – Pesquisa de investimentos no Estado de São Paulo/Anexo metodológico. Disponível em: www.seade.gov.br

[4] A base de dados da PIESP – Pesquisa de Investimentos no Estado de São Paulo incorpora informações dos CNAES DIV 2.0. Disponível em: www.seade.gov.br

 

[5] Reitera-se que este argumento não significa dizer que a capacidade de reprodução complexa da Indústria está sendo substituída por uma pressuposta capacidade dinâmica do sistema local dos Serviços. A leitura panorâmica, depositada neste trabalho, apenas auxilia a construção reflexiva sobre a situação socioeconômica de Campinas, destacadamente, o real processo decisório de investimentos em atividades econômicas. Neste sentido, tal leitura pode servir aos levantamentos de hipóteses acerca da construção do produto, emprego e renda nesta localidade municipal.

[6] Nesta fase do trabalho, o intuito é apenas levantar fatores combinados com o processo decisório de investimentos, porém, no próximo período, talvez surja a viabilidade de novas análises estratégicas dos segmentos instalados em Campinas, de forma a discussão sobre políticas públicas viáveis ao desenvolvimento socioeconômico nesta municipalidade. Convém ressaltar que o foco deste trabalho é a análise exploratória acerca das decisões de investimentos, o tamanho das empresas e os atributos que marcam a densidade de empregos nesses segmentos de Serviços.

[7] Convém ressaltar que o processo decisório de investimentos depende de relações sistêmicas. O esforço analítico deste trabalho apenas se ocupa de uma leitura panorâmica de aspectos socioeconômicos na municipalidade de Campinas.

 

[8] Evidentemente, o processo de geração de empregos, discutido nesta etapa do texto, não está em função apenas do valor de investimentos considerados neste trabalho. A pesquisa do SEADE (2022) dá conta da captura de investimentos confirmados em atividades econômicas das localidades regionais do estado de São Paulo. A proposta de construir esta parte deste trabalho, apenas caminha com a intenção de expor aspectos importantes da dinâmica socioeconômica em Campinas, destacando que essas atividades econômicas estão alcançando capacidade de investimentos, criação de empresas, empregabilidade intensiva em conhecimentos, enfim, múltiplos aspectos essenciais do processo socioeconômico. Ademais, a construção reflexiva deste trabalho aponta essas atividades econômicas muito importantes para os consumos produtivos dos demais setores econômicos, contribuindo para o debate sobre os desafios estratégicos acerca das decisões de investimentos e políticas públicas pertinentes ao desenvolvimento socioeconômico na municipalidade de Campinas.

[9] A classificação “Interegionais” compreende os investimentos que perpassaram mais de um município, conforme a instrução no SEADE (2022). De acordo com os propósitos deste trabalho, os olhares estão voltados para categoriais de regiões administrativas do estado de São Paulo, para a região em volta da capital São Paulo, assumida como RM São Paulo, conforme a pesquisa SEADE (2022).

 

[10] Este computo foi feito com base no número de investimentos confirmados. Este recurso apoia a compreensão da abrangência do setor de Serviços em localidades regionais do estado de São Paulo, nos termos definidos neste trabalho.



Estudo Anterior

Próximo Estudo

Boletim Observatório

Assine nosso boletim e receba no seu e-mail atualizações semanais